A Sessão Ordinária desta segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa teve um sentimento de alívio e final feliz para mais de 2 mil servidores e ex-servidores. O presidente da Casa, Erick Musso (PMDB), confirmou o repasse de mais de R$ 92 milhões aos funcionários até esta sexta-feira (1º).
O valor é uma dívida antiga da Assembleia com os servidores mais antigos da casa, referente ao valor retroativo a título de perdas referentes à conversão da Unidade Real de Valor (URV) para o Plano Real e incorporado aos salários dos servidores.
A Assembleia incorporou esse percentual aos salários dos funcionários desde 2009, mas ficou pendente os 15 anos anteriores, desde 1994.
O presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas (Sindilegis), Leandro Machado agradeceu a todos os deputados e demais envolvidos nessa luta que se estendeu por mais de duas décadas. O líder sindical também fez menção ao ex-presidente da Assembleia, deputado Theodorico Ferraço (DEM) pelos avanços do processo durante sua gestão.
Entenda o caso
Esse valor de 11,98% está sendo concedido a título de perdas referentes à conversão da Unidade Real de Valor (URV) para o Plano Real e incorporado aos salários dos servidores. A Assembleia incorporou esse percentual aos salários dos funcionários desde 2009, mas ficou pendente os 15 anos anteriores, desde 1994. Vale lembrar que o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do estado já efetuaram o pagamento da dívida aos seus respectivos servidores.
Redação Folha Vitória