Agora é lei! Governo reconhece importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo

Projeto de lei é de autoria do deputado Lucas Scaramussa

0
66
Foto: Rômulo Ladaim

A Festa do Caboclo Bernardo, realizada anualmente na vila de Regência, em Linhares, foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado como um evento de relevância cultural para o Espírito Santo. O autor da proposta é o deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos).

A festa, que acontece sempre no mês de junho desde a década de 1930, é uma homenagem ao feito heroico do pescador Bernardo Brumatti José dos Santos, popularmente conhecido como Caboclo Bernardo, que em 1887 salvou tripulantes do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil, que naufragou em uma praia do distrito.

Lucas Scaramussa comemorou a sanção da Lei 12.137/24, que vem como homenagem a um personagem importante da história do país e exalta as tradições de Regência. O deputado destacou ainda o potencial que a lei tem de fomentar ainda mais o turismo na região.

“Temos certeza de que essa nova lei vem para engrandecer a Festa do Caboclo Bernardo, valorizando todos aqueles que se dedicam para produzir o evento e tornar Regência esse lugar especial, que encanta a todos”, afirma Scaramussa.

Festa

A edição de 2024 da Festa do Caboclo Bernardo começa nesta sexta-feira (21) e a programação continua amanhã. O evento vai além da música, proporcionando uma imersão na rica história e cultura da comunidade.

No palco, apresentações que vão do reggae, forró e MPB, com destaque para o show do cantor Zé Geraldo.

No ano passado a festa atraiu mais de 10 mil visitantes à Regência, que contou com exposição de artesanatos, oficinas, programação esportiva, apresentação de artistas locais e nacionais, além do tradicional desfile das bandas de congo.

Informações de assessoria