Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o ES; saiba como solicitar

A nova identidade começou a ser emitida em janeiro, mas somente para pessoas que iriam emitir a 1ª via e que não possuíam pendências com a Receita Federal

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Foto: Reprodução/Serpro

O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN), um documento de identificação digital que substitui o Registro Geral (RG), começa a ser emitido em todo o Espírito Santo a partir desta segunda-feira (1º). 

A nova identidade começou a ser emitida em janeiro, mas somente para pessoas que iriam emitir a primeira via do documento e que não possuíam pendências com a Receita Federal.

A identidade antiga, no entanto, continuará valendo até fevereiro do ano de 2032. Ou seja, quem está com o documento antigo, não precisa ter pressa para trocar.

De acordo com a Polícia Científica do Espírito Santo, trata-se de um modelo proposto pelo Governo Federal de unificação das bases de dados de identificação civil.

Até agora, cada Estado tem sua própria numeração e sistema. A partir deste novo modelo, todas as bases de dados estaduais deverão estar integradas ao sistema da Receita Federal e à plataforma Gov.Br, de modo que o número do RG passará a ser o mesmo número de CPF do cidadão.

Nova carteira de identidade será paga?

O documento poderá ser emitido tanto em papel, de forma gratuita, quanto digitalmente no wallet do Gov.br. A carteira digital fica liberada a partir da impressão da carteira em papel.

Além disso, as renovações por obrigação de lei também são gratuitas. A opção em cartão de policarbonato, deve estar disponível a partir do ano que vem e será paga.

As novas identidades possuem os seguintes prazos de validade para renovação:

0-11 anos: a cada 5 anos
12-59 anos: a cada 10 anos
A partir de 60 anos: validade indeterminada

Saiba como emitir a nova identidade

O cidadão deve agendar o atendimento, de forma on-line, em um dos 13 postos disponíveis no Agenda.es.gov.br ou nos demais postos do interior do estado, de forma presencial. 

No momento do atendimento são coletados os dados biográficos, impressões digitais e fotos. O prazo de entrega é de aproximadamente 30 dias.

São solicitados os seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil;
Comprovante de residência;
Comprovante de pagamento da taxa (caso não seja um caso de isenção).

Outros documentos podem ser inseridos na versão digital, como:

Título de eleitor;
CTPS;
CNH;
PIS/PASEP.

O endereço dos postos de emissão podem ser conferidos no site da Polícia Civil.

Nova identidade: confira o que muda

O novo documento não terá mais o Registro Geral (RG), apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF), válido para todo o país. O documento está disponível em formatos físico e digital, a versão física é estampada em papel moeda.

A nova carteira de identidade seguirá um padrão unificado para todos os Estados e o Distrito Federal. Ela terá o número do CPF como registro geral, único e válido em todo o país. A mudança elimina a necessidade de os cidadãos possuírem um número de RG específico para cada Estado.

A CIN terá um código QR que possibilita a verificação de suas ocorrências, facilitando a identificação de extravios ou furtos. 

Folha Vitória