Linhares cria canal de Whatsapp para saber se vacina está disponível na unidade de saúde

Ferramenta é para facilitar a informação sobre a vacinação dos grupos prioritários e também dos demais grupos, permitindo acesso imediato às informações

0
52

Com o objetivo de ampliar o atendimento para a imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, criou um canal para que os todas as pessoas saibam da disponibilidade da vacina na unidade de saúde do seu território. O serviço já está disponível e entrou em funcionamento nesta terça-feira (30).

A ferramenta é por meio do aplicativo Whatsapp – 27 98132-1090, e foi batizada de VaciZap. Ao responder três perguntas, o cidadão saberá se a vacina para aquela idade estará disponível para a aplicação na unidade de saúde. Com a resposta positiva, a pessoa poderá se dirigir até a Unidade ou fazer contato com o agente de saúde do território para o agendamento.

O cidadão também poderá fazer a consulta sobre a disponibilidade da vacina de acordo com a idade de outros grupos prioritários. Após finalizar uma pesquisa, ele deve digitar jogo da velha # para uma nova consulta ou asterisco * para retornar ao início.

Vale ressaltar que os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção são vacinados em domicílio pelas equipes de vacinação do território. A secretaria municipal de Saúde possui uma relação com estes pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que a ideia do Município é permitir informações imediatas aos cidadãos e facilitar a organização de cada Unidade de Saúde na hora da imunização para evitar possíveis filas e aglomerações.

“A nossa orientação é que a pessoa saia de casa com a certeza de que a vacina está disponível na unidade. Mas não existe a obrigatoriedade de usar a ferramenta para quem estiver no grupo a ser imunizado naquele momento. Qualquer cidadão que pertencer ao grupo dos imunizantes disponíveis e que for à unidade de saúde será vacinado,”, disse o secretário municipal.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here