Linhares realiza primeira etapa de distribuição de mudas do Programa Municipal de Fruticultura

0
22
Foto: Viveiro Frucafé

A Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Linhares, realizará a primeira entrega de mudas frutíferas do Programa Municipal de Fruticultura. São mais de 6,3 mil mudas de goiaba, em lote único, que vão contemplar 23 produtores do Polo Baixo São Rafael. A entrega acontecerá no dia 15 de novembro, durante o “1° Dia de Campo sobre Manejo de Goiaba”, promovido pela Frucafé Mudas, no bairro Canivete.

“A primeira etapa da distribuição de mudas materializa o Programa Municipal de Fruticultura, uma conquista para Linhares e que temos acreditado muito na capacidade de geração de renda adicional às famílias rurais, por meio da diversificação pela fruticultura. O primeiro polo a ser implantado é o de goiaba, formado por produtores, na sua grande maioria de base familiar, iniciando assim o fomento para o programa”, disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot, informando que os produtores contemplados receberão instruções técnicas sobre plantio e tratos na lavoura.

O programa faz parte do Plano Agro e a área a ser cultivada no programa é de até 10 hectares por polo, dividida entre os produtores.  Os cinco polos instituídos foram: Polo Distrito Farias, com cultivo de cajá manga anão; Polo Alto São Rafael (contempla regiões como Santa Cruz, São João de terra Alta, São Vicente e São Judas), a uva; Polo Baixo São Rafael (localidades como Japira, Córrego Dr. Jones, Santa Rosa, Humaitá e Bagueira), a goiaba; Polo BR 101 Sul (distritos de Rio Quartel e Desengano), o limão; no Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destaca que Plano Agro prioriza o fomento à agricultura local e que o Programa Municipal de Fruticultura é mais uma oportunidade nesse processo de transformação do setor. “Linhares já é destaque na produção de frutas como o cacau, coco e banana, por exemplo, e somos o principal exportador de mamão para os Estados Unidos e alguns países da Europa. O município possui potencial, condições climáticas e solo favoráveis para aumentar a produção frutífera no município. Para isso, estamos focados em criar meios que impulsionem os produtores de Linhares a ingressar nesse segmento que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado”, frisou.

As definições dos polos e as frutas a serem cultivadas foram baseadas nos estudos técnicos realizados pela empresa de consultoria contratada para a elaboração do programa que identificou, baseado nas características agronômicas de solo e clima, quais frutas eram propícias para cada região.

Antes da implantação dos polos, a Prefeitura de Linhares organizou visitas dos produtores interessados em participar do programa a propriedades referências no Espírito Santo na produção frutífera. Realizou também o “Seminário do Programa de Fruticultura de Linhares” que abordou o plantio, cultivo, combate a doenças e pragas, etapas da produção, pós-colheita, rastreabilidade das frutas, exportação e consumo de cada fruto. Além disso, firmou parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para rastreabilidade das frutas.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here