Em um dia, os pluviômetros registraram que choveu 172,04 milímetros em Vitória, o que representa cerca de 65% a mais do que o esperado para o mês inteiro. A informação é do último boletim da Defesa Civil Estadual. A capital foi o município onde mais choveu nas últimas 24 horas, seguido pela cidade de Serra.
Acumulados de chuva em 24 horas
Município
Quantidade (mm)
Vitória
172,04
Serra
163,8
Vila Velha
151,3
Fundão
133,4
Guarapari
109,21
Viana
107,58
Aracruz
91,31
Cariacica
90,14
Santa Leopoldina
83,83
Ibiraçu
82,92
Cachoeiro de Itapemirim
65,34
Colatina
62,59
Alegre
52,59
Itapemirim
52,14
Vários pontos de alagamentos foram registrados em Vitória e em outros municípios do estado. Ruas e avenidas ficaram completamente tomadas pela água e a população ilhada.
A água da chuva formou uma “cachoeira” na descida do Morro da Piedade, na capital, nesta manhã. A força da água chegou a empurrar um carro que estava parado na região.
A comerciante Idaete Trancoso mora perto da quadra da escola de samba Unidos da Piedade e passou a tarde inteira fazendo faxina. A lama entrou na bar dela e na casa, que fica nos fundos.
“Quando eu cheguei aqui, me desesperei. Tive que entrar na água para desentupir o ralo. Estava um rio na frente do comércio, entrou água nele também”, contou.
Moradores da região disseram que nunca viram uma cena como a desta manhã. Durante a tarde, quando a água já havia escoado, uma equipe de serviços da prefeitura foi até o local para começar os reparos necessários. Vários blocos das ladeiras se soltaram por causa da força da água que desceu e se infiltrou no solo.
“Foi assustador. Os moradores ficaram em pânico, desceu até um carro”, reforçou o comerciante Cláudio Silva.
A água que desceu as ladeiras também alagou completamente a Rua Sete, no Centro, nesta manhã. A tarde também foi horário de limpeza no comércio. “Foi muita água mesmo. Já faz 30 anos que eu não via isso acontecer”, contou o comerciante Antônio Carlos Uneda.
Outros municípios
Em Vila Velha, vários bairros ficaram com pontos de alagamento e houve o desabamento parcial de uma residência, segundo os bombeiros. Na Serra, além de alagamentos também foram registrados Quedas de árvores, queda de um muro e deslizamentos.
Em Guarapari, vários bairros tiveram alagamentos e o mar agitado destruiu parte do trecho da Rodovia do Sol que liga o município a Anchieta. Quedas de barreiras e desabamento parcial de uma residência no bairro Nossa Senhora da Conceição também foram registrados. Uma família ficou desalojada.
Em Viana houve o desabamento parcial de uma residência, sem vítimas, e em Cariacica se formaram vários pontos de alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e de muro.
Em Castelo, no Sul do estado, foi registrada a queda de um muro sobre duas residências, sem vítimas. Duas famílias ficaram desalojadas.