A balsa que faz o transporte de passageiros entre Colatina e o distrito de Itapina, no Noroeste do Espírito Santo, foi interditada pela Marinha nesta sexta-feira (23). Os funcionários que conduziam a balsa não tinham a habilitação. A travessia estava sendo uma opção para os moradores da região, já que a BR-259 está interditada desde o dia 6 de fevereiro.
Segundo a prefeitura de Colatina, a interdição aconteceu após uma denúncia anônima de que a balsa estaria transportando mais do que 15 pessoas, que é o permitido para o tipo de embarcação.
O aumento do fluxo aconteceu por causa da interdição na BR-259. Nos últimos dias, a balsa chegava a fazer 30 viagens, segundo a prefeitura.
Durante a inspeção, a Marinha constatou que os balseiros, como são chamados os funcionários que conduzem a balsa, não tinham a habilitação para operar a embarcação.
“A embarcação foi retirada de tráfego por falta de habilitação dos tripulantes e será liberada tão logo sejam apresentados tripulantes habilitados à sua condução”, disse a Marinha, por meio de nota.
De acordo com a prefeitura, a empresa RJ Transportes, que é a dona da balsa e a responsável pelo serviço, é contratada há mais de 30 anos.
A administração municipal alega que os funcionários que operavam a embarcação foram contratados respeitando todas as cláusulas do contrato com a empresa e que, no documento, não havia a informação de que era necessária uma habilitação para realizar o serviço.
Ainda segundo a prefeitura, os funcionários tinham treinamento e faziam esse serviço há muitos anos. A previsão da prefeitura é de que o serviço volte a ser operado na segunda-feira (26).
Outros dois balseiros, que têm a devida habilitação, já estão sendo contratados pela prefeitura, em regime de urgência, para atuar a partir da data de liberação da balsa. Também será realizado um processo seletivo simplificado para convocar novos condutores habilitados.
A prefeitura também afirmou que vai modificar o contrato, acrescentando uma cláusula sobre a exigência de habilitação para a condução da balsa.
Em nota, a Marinha disse que conta com a colaboração da população para receber denúncias envolvendo a condução de embarcações.
“Tais denúncias podem ser encaminhadas, preferencialmente, pelo aplicativo Praia Segura ES. As denúncias também podem ser feitas por meio do telefone (27) 2124-6526 e do e-mail cpes.denuncia@marinha.mil.br. É importante que seja informado o número de inscrição das embarcações envolvidas, para facilitar a apuração dos fatos”, diz a nota.
BR-259
A BR-259 está totalmente interditada no km 79 desde o dia 6 de fevereiro. A estrada é a principal ligação entre o estado e o Leste de Minas Gerais, então é sempre bem movimentada. Os veículos estão passando por desvios para chegarem as destinos, o que acaba prolongando as viagens.
Os trabalhos para a liberação da rodovia começaram nesta quarta-feira (21). Funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) e da empresa contratada para fazer os serviços estiveram no local onde as pedras rolaram para analisar e definir as estratégias que serão usadas. Ainda não há data para a completa liberação da via.
G1 ES