Rio Doce tem a menor vazão em 50 anos e Colatina decreta emergência

Com esse decreto, o município consegue tomar decisões de forma menos burocrática para lidar com a seca

0
1635
Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Colatina, na Região Noroeste do Estado, está em situação de emergência por conta da seca no Rio Doce. A publicação do decreto saiu nesta sexta-feira (13) no Diário Oficial, após o pedido feito pela prefeitura ser aceito pelo Governo do Estado.

Com esse decreto, o município consegue tomar decisões de forma menos burocrática para lidar com a seca, como comprar cestas básicas e contratar carro-pipa sem a necessidade de licitação. Nesses casos, o produtor rural afetado pela falta de água também tem a possibilidade de renegociar dívidas.

O pedido foi feito pela prefeitura do município porque o Rio Doce está no nível zero na régua medidora da Agência Nacional de Águas (Ana) há um mês. A vazão do rio é a menor dos últimos 50 anos, com 71 metros cúbicos por segundo. Até então, o menor registro era de 106 metros cúbicos por segundo, em 2015, antes da lama de rejeitos da Samarco chegarem ao local.

No município, mais de 12 mil pessoas dependem da água que vem do rio. E não é apenas Colatina que está nessa situação. Na Região Noroeste do Espírito Santo, Itarana e Itaguaçu também fazem racionamento de água há pelo menos um mês. Um banco de areia separa o Rio Santa Joana, que abastece Itarana, do Rio Doce, fazendo com o quadro piore.

Gazeta Online com informações da TV Gazeta Noroeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui