O município de Jaguaré recebeu a 14ª edição do Debate Agro, na noite dessa quinta-feira (21). O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre produtores rurais da região, empresários e representantes do agronegócio, no parque de exposições do município. Os temas apresentados nesta edição do evento foram “Gestão no Agronegócio”, abordado pela doutora em economia e professora da Fucape, Arilda Teixeira; e “Eficiência na irrigação”, com o engenheiro agrônomo e especialista em irrigação, Elidio Gama Torezani.
Durante a palestra, Arilda Teixeira disse que os pequenos produtores são importantes para a economia local e a gestão dos recursos das propriedades é essencial para obter bons resultados.
“Os pequenos produtores são tão importantes quanto os grandes importadores. Até porque o que eles produzem é consumido internamente e se o homem do campo não produz, a cidade não come. Fazer uma boa gestão dos recursos visando lucro não é pecado. O lucro é o resultado de um trabalho bem feito”, enfatizou.
Na segunda palestra, Elidio Gama Torezani mostrou aos produtores como as raízes das plantas reagem nos diferentes sistemas de irrigação. Ele reforçou a necessidade de conhecer o solo e a cultura para que a irrigação seja ainda mais eficiente e aumente a produtividade no campo.
“Hoje em dia o sistema de irrigação por gotejamento é o mais eficiente, por depositar a água diretamente onde a planta precisa, que é a raiz. Os outros sistemas convencionais não irrigam a planta e sim, satura o solo com água, o que pode apodrecer a raiz e resultar numa desuniformidade na plantação”, explicou o engenheiro.
Após a apresentação dos dois temas temas, houve o momento do debate, em que são escolhidos representantes de empresas e entidades presentes para fazerem perguntas aos palestrantes.
O administrador do Sindicato Rural de Jaguaré, Elder Sossai, disse que os dois temas são importantes e precisam ser debatidos.
“Foi muito importante para nós, enquanto produtor rural e entidade, porque tocou na nossa ferida, falando sobre gestão e irrigação. São dois assuntos atuais e que estão aflorando nesse momento de crise hídrica. Quem participou gostou muito do que ouviu”, disse.
O secretário de agricultura de Jaguaré, Luiz Carlos Brioschi, elogiou a conduta dos palestrantes em relação aos temas propostos no 14º Debate Agro.
Muito bom o nível dos palestrantes. Impressiona a facilidade que a professora tem de transformar uma coisa sofisticada, que é a gestão, em algo simples e objetivo. Ela que demonstrou claramente que vão produzir resultados efetivos na vida das pessoas. E o Elidio, pela sua experiencia de profissão demonstrou muita segurança para emitir opiniões, valores e conceitos sobre irrigação, inclusive gerando dúvidas sobre alguns processos que os produtores muitas vezes consagram como se fossem bons”, elogiou Brioschi.
O 14º Debate Agro em Sooretama foi realizado pela Campo Vivo Comunicações e contou com patrocínio do Sicoob ES e Sistema OCB-SESCOOP/ES e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES, Sebrae, Syngenta, Heringer, Sindicato Rural de Jaguaré, Secretaria de Estado da Agricultura e da Prefeitura de Jaguaré.
Com informações de Campo Vivo