Prefeitura de Itaguaçu, ES, decreta estado de emergência por falta de água

Medida foi tomada por conta da baixa vazão do rio Santa Joana. Anúncio foi feito pelo prefeito Darly Dettman durante uma reunião nesta quinta-feira (14)

0
1134
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itarana

Itaguaçu, na região Noroeste do Espírito Santo, decretou estado de emergência por falta de água. Medida foi tomada por conta da baixa vazão do rio Santa Joana, que abastece o município.

O decreto foi anunciado pelo prefeito Darly Dettmann durante uma reunião com o diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Leonardo Deptulski, o prefeito de Itarana, Ademar Schneider, e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana.

Nesta segunda-feira (18), o prefeito de Itaguaçu disse que o decreto será publicado no Diário Oficial durante a semana. Segundo Dettmann, já não há mais água em vários pontos do Rio Santa Joana, que abastece o município.

“Em quase todos os pontos já não corre mais água. Já tem poços que estão secos há cerca de 10 dias. O Rio Santa Joana abastece tanto o município de Itaguaçu quanto de Itarana”, explicou o prefeito.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana apresentou um Acordo de Cooperação Comunitária (ACC) entre os municípios de Itaguaçu e Itarana para que seja feito um rodízio na captação de água para a irrigação.

Os produtores rurais de Itarana podem captar água às segundas, quartas e sextas, das 18h às 6h e os de Itaguaçu nas terças, quintas e sábados, no mesmo horário.

A medida não vale para consumo doméstico, cujo abastecimento funciona todos os dias da semana, das 18h às 6h, em Itaguaçu, segundo o prefeito.

G1 ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui