
Itaguaçu, na região Noroeste do Espírito Santo, decretou estado de emergência por falta de água. Medida foi tomada por conta da baixa vazão do rio Santa Joana, que abastece o município.
O decreto foi anunciado pelo prefeito Darly Dettmann durante uma reunião com o diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Leonardo Deptulski, o prefeito de Itarana, Ademar Schneider, e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana.
Nesta segunda-feira (18), o prefeito de Itaguaçu disse que o decreto será publicado no Diário Oficial durante a semana. Segundo Dettmann, já não há mais água em vários pontos do Rio Santa Joana, que abastece o município.
“Em quase todos os pontos já não corre mais água. Já tem poços que estão secos há cerca de 10 dias. O Rio Santa Joana abastece tanto o município de Itaguaçu quanto de Itarana”, explicou o prefeito.
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Joana apresentou um Acordo de Cooperação Comunitária (ACC) entre os municípios de Itaguaçu e Itarana para que seja feito um rodízio na captação de água para a irrigação.
Os produtores rurais de Itarana podem captar água às segundas, quartas e sextas, das 18h às 6h e os de Itaguaçu nas terças, quintas e sábados, no mesmo horário.
A medida não vale para consumo doméstico, cujo abastecimento funciona todos os dias da semana, das 18h às 6h, em Itaguaçu, segundo o prefeito.
G1 ES