Ministério da Saúde declara fim do surto da febre amarela. E aqui no Estado?

0
1199

O Ministério da Saúde anunciou hoje (6) o fim do surto de febre amarela no país. Desde junho, quando foi confirmado o último caso no Espírito Santo, o Brasil não tem registros da doença.

Segundo a pasta, a prevalência da doença é nos meses de calor, entre dezembro e abril, e, com o fim dessa sazonalidade, a expectativa é que o número de casos diminua.

Doença no Brasil

De acordo com o último boletim epidemiológico, desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado, até 1º de agosto deste ano, foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Outros 2.270 casos foram descartados e 213 permanecem em investigação. Além disso, 304 casos foram considerados inconclusivos.

A Região Sudeste concentrou a maioria dos casos, com 764 confirmações, seguida da Região Norte (10) e Centro-Oeste (3). As regiões Sul e Nordeste não tiveram confirmações.

Espírito Santo tem 500 casos descartados

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o número de casos descartados vem aumentando, mas as notificações continuam altas, pois a febre amarela manifesta sintomas semelhantes aos de outras doenças e todos os casos suspeitos são investigados.

Entre 1º de janeiro e 31 de julho deste ano, a Sesa recebeu 827 notificações de suspeita de febre amarela. Quinhentas notificações foram descartadas. Dos 327 casos restantes, 306 foram confirmados para febre amarela silvestre, ou seja, com transmissão ocorrida na área rural. Com isso, há 21 casos em investigação com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes. Do total de notificações recebidas no Estado, 130 casos evoluíram para óbito.

Cobertura Vacinal

De acordo com informações enviadas pelos municípios, até o momento, 3.029.495 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em todo o Estado, o que representa uma cobertura vacinal de 84,67% da população capixaba.

Até o momento, foram distribuídas 3.431.900 doses para todo o Estado.

Macacos

A Sesa recebeu notificação de mortes de macacos em 57 municípios, dos quais 27 tiveram amostras confirmadas para febre amarela: Afonso Cláudio, Aracruz, Atílio Vivácqua, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guarapari, Ibatiba, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vitória e Vila Velha.

Tribuna Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui