A partir de 2018, as multas de trânsito poderão ser pagas no cartão de crédito ou débito e até parceladas, no Espírito Santo. A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi publicada na última quarta-feira (18).
O objetivo é reduzir a inadimplência, que é muito grande. “Hoje, no estado, nos últimos cinco anos, nós temos em torno de 780 mil multas que estão vencidas. Dessas, 255 mil são só multas que o Detran efetuou”, disse José Eduardo Oliveira, diretor do Detran-ES.
A medida passa a valer a partir do primeiro semestre de 2018 no estado, por meio do Detran Digital. “Essa facilidade já estará disponível para o cidadão do Espírito Santo. O valor integral da infração tem que vir para o órgão autuador e se for parcelado e a operadora de crédito acrescentar alguns juros, esse juros fica a cargo do titular do cartão de crédito”, explicou o diretor.
Ainda não estão definidas as formas de pagamento e qual vai ser a taxa de juros. Segundo o diretor, vai acontecer uma reunião com as operadoras de cartão de crédito para definir o que será feito.
“Inicialmente, isso só vai valer com as multas. No ano que vem vamos estudar a possibilidade de estender esse serviço para os serviços que são relacionados ao veículo”, completou Oliveira.
G1 ES