Setor de serviços se destaca na geração de empregos entre os pequenos negócios no ES

Foram 2.937 novos postos de trabalho no mês de março, sendo 1.095 no setor de serviços

0
409
Foto: Freepik

No quarto mês do ano, o setor de serviços foi o que mais gerou empregos entre os pequenos negócios no Espírito Santo, contribuindo diretamente para o saldo positivo de vagas abertas. É o que aponta o levantamento realizado pelo Sebrae, a partir de dados do Sistema de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram 2.937 novos postos de trabalho no mês de março, sendo 1.095 no setor de serviços.

Outros setores que se destacaram pela geração de empregos entre as micro e pequenas empresas (MPE) no mês de março foram: Indústria e Transformação (709), Construção (688) e Comércio (313).

Ainda de acordo com os dados do Caged, nos quatro primeiros meses do ano, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 6.343 novas vagas de emprego no estado. Desse total, 4.028 foram criadas pelo setor de serviços.

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o destaque do setor de serviços na geração de empregos é um sintoma também da retomada do poder de compra pelos capixabas. “Os consumidores estão gastando mais e, como consequência, os empreendedores sentem confiança para investir em seus negócios e fazer contratações. A geração de empregos é um dos reflexos dessa dinâmica.”

No Brasil

No cenário nacional, as micro e pequenas empresas geraram 60% dos empregos do mercado em março – foram 146,4 mil vagas criadas de um total de 244,3 mil empregos criados no Brasil, sendo que os setores com o maior volume de contratações foram Serviços (76.186), Comércio (23.504) e Construção (22.210).

Informações de assessoria