31º Debate Agro discute a logística no agronegócio e encaminha soluções para o setor

Empresários e lideranças estiveram reunidos discutindo cenário e perspectivas para competitividade dos principais produtos da pauta exportadora do agro capixaba

0
157

Desafios e investimentos na logística do agronegócio capixaba. Essa foi a temática do 31º Debate Agro, evento idealizado pela Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios.

Diversos empresários do setor produtivo e exportador, e lideranças do setor do agronegócio estiveram reunidos em Linhares-ES, para tratar dos gargalos logísticos dos principais produtos da pauta exportadora agrícola do Espírito Santo.

No primeiro painel do encontro, o Secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, apresentou a conjuntura das exportações do agronegócio capixaba, analisando os números e resultados, para embasar as discussões.

Apresentando o cenário logístico dos principais segmentos da pauta exportadora agrícola capixaba, o segundo painel contou com entidades representativas abordando os gargalos de cada cadeia produtiva. As apresentações ficaram por conta de Fabrício Tristão, presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória; José Roberto Macedo Fontes, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex); e Aureliano Nogueira da Costa, secretário executivo da Brazilian Spice Association.

O painel principal trouxe um debate propositivo, mediado pelo empresário e Diretor Comercial do Grupo Total Farms, Rodrigo Martins, com a participação do Vice-governador e Secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, e o Diretor de Operações da Imetame Logística Porto, Anderson da Silva de Carvalho.

“Queria agradecer a Campo Vivo pela oportunidade de estarmos aqui discutindo com importantes arranjos do agro capixaba, o arranjo da pimenta-do-reino, do café conilon, do mamão, assuntos relacionados a infraestrutura, competitividade e logística. Nós vamos estar juntos buscando solução e superação para que o agro capixaba possa continuar sendo competitivo e trazendo desenvolvimento pro nosso Estado”, afirmou Ferraço.

No final do evento, houve a entrega de um documento com informações dos gargalos logísticos dos segmentos do conilon, mamão, pimenta-do-reino e celulose, compilado pela Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios. O documento foi entregue ao Vice-governador Ricardo Ferraço, representando o Governo Estadual, e ao Deputado Estadual Lucas Scaramussa, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do ES.

“São mais de 10 anos promovendo um ambiente de discussões propositivo para o setor agropecuário. Esse é o objetivo principal do Debate Agro, que chega a sua 31ª edição com uma temática importantíssima para o atual cenário do agro capixaba, cada vez mais dinâmico e produtivo. Estimulamos um debate para propor soluções logísticas e de infraestrutura, para que nossa produção seja ainda mais competitiva no mercado interno e, principalmente, externo”, disse o gestor da Campo Vivo, Caio Fiorot.

Campo Vivo