Os últimos dias de Verão serão marcados por altas temperaturas Brasil afora. Desde o início da semana as temperaturas começaram a subir em todo o país, e de acordo com dados da Climatempo nos próximos sete dias, até a chegada do Outono, as máximas continuarão elevadas. O outono começa oficialmente no dia de 20 de março, às 00h06 (horário de Brasília), e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho.
Segundo os dados da consultoria, até o dia de 15 de março as temperaturas mais altas serão observadas na faixa oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas a temperatura máxima pode chegar a 40ºC.
“Temperaturas de 37°C a 40°C já estão ocorrendo e ainda devem ser observadas até o fim da semana nestas áreas, que são bastante elevadas para os padrões normais do mês de março. Em outras áreas do Sul, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul temperaturas de 33°C a 36°C serão frequentes”, afirma a previsão.
Já a partir do dia 16, a tendência é que o calor fique ainda mais intenso, aumentando as temperaturas em outras áreas do Centro-Sul do Brasil. Entre o dia 16 e 20 de março, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até o sul de Goiás podem ter temperaturas na casa dos 40ºC.
“Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil”, afirma a previsão.
Com relação às chuvas, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitação apenas para o centro-norte do Brasil.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma o alerta amarelo válido para Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Paraná, Maranhão e Piauí. O alerta é válido até as 10h da próxima quinta-feira (13).
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Notícias Agrícolas | Virgínia Alves