Após passar por quatro municípios das regiões norte e noroeste capixaba, a Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau, teve seu encerramento no último sábado, 09, na Fazenda São Luiz, em Povoação, Linhares. A Caravana também passou por Jaguaré, Colatina, São Mateus e Rio Bananal. Ao todo cerca de 200 pessoas entre produtores, lideranças e empresas participaram da Caravana
No último encontro os produtores viram de perto o processo de beneficiamento de cacau fino, estrutura do armazém do cacau bulk, sala de degustação, vitrine de variedades, jardim clonal, viveiro de mudas, Casa da Vila, entre outros, além da interação e troca de experiências.
Além das informações sobre o cultivo do cacau, os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre soluções empresariais de mercado que podem ser aplicadas também nas lavouras cacaueiras.
“Finalizamos a primeira edição da Caravana Diversifica Agro, com foco no cacau, da forma planejada: interação de produtores de vários municípios e validação das informações que foram compartilhadas ao longo dos encontros. Foi uma trajetória pioneira e desafiadora, em diferentes municípios, diferentes arranjos produtivos, diferentes perfis de produtores, mas conseguimos levar os pilares do projeto em todas as paradas: desenvolvimento socioeconômico, expansão da cacauicultura, sustentabilidade e parceria entre setor público e privado. Já observamos alguns frutos sendo colhidos dessa edição piloto, e com o interesse observado nos quatro municípios onde passamos, tenho certeza que deixamos nossa contribuição para o aumento da produção de cacau no Espírito Santo”, ressalta Caio Fiorot, gestor da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, um dos idealizadores do projeto.
A fala de Caio é validada pelo que disse o produtor Josue Silva. Quarta geração de uma família centenária na produção de cacau em Povoação, e com uma vasta experiência no cultivo do cacau, Josue afirma que para ele a Caravana foi uma oportunidade de aprender novas possibilidades para verticalização da sua produção.
“Eu vim procurar renovação, novas ideias, tecnologias, novos parceiros e outras atividades que gerem novas oportunidades. Eu preciso que a fazenda não viva só da produção do cacau, eu preciso que ela prospere em outras áreas como o turismo, por exemplo. A Caravana foi para mim um direcionamento. Posso até fazer diferente do que vi hoje aqui, mas eu sei a experiência do Emir, sem a experiência que ele passou aqui hoje eu poderia errar na mesma coisa, se ele já ensinou por onde andar, minhas inovações podem ser a partir de onde ele já chegou, posso partir desse ponto e ir além”, explica o produtor.
A Coordenadora Agrícola do Cacau da Nestlé, Mayara Franzin, destacou a importância da Caravana no incentivo à cacauicultura capixaba. “O projeto foi um grande passo para incentivar a produção de cacau no Espírito Santo. Estar nos municípios predominantemente agrícolas, e mostrar que a cacauicultura é uma excelente opção para ser introduzida no município também, foi de extrema importância. Acreditamos que foi plantada uma semente nesses cinco municípios e colheremos os frutos da expansão da cultura no Estado em breve”, comenta Mayara.
O projeto Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau é uma iniciativa da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios em parceria com a Fazenda São Luiz, e tem o objetivo de explorar as possibilidades de diversificação e promover o desenvolvimento socioeconômico do setor.
A Caravana contou com o Patrocínio Diamante da AgroCP Soluções Agrointeligentes e Matriz Solar Engenharia, e o Patrocínio Ouro do Sebrae, Nestlé Cocoa Plan e Sicoob ES.
Redação Campo Vivo