Com uma área plantada de 620 hectares, o cacau é a terceira cultura mais importante para economia de Rio Bananal. Para discutir as possibilidades e oportunidades do desenvolvimento da cacauicultura no município, Rio Bananal recebeu na última terça-feira (07), o 3º encontro da Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau.
Uma das produtoras presentes no evento era a Ângela Teodorico da Silva, do Sítio Panorama. Cacauicultora desde 2015 ela venceu a 7ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba na categoria Demais Municípios do Espírito Santo. Ângela fala da importância de participar de eventos como a Caravana para entender que a diversificação é algo possível de ser feito.
“Muito importante para nós produtores enxergarmos novas formas de diversificar nossa renda na propriedade e não ficar refém de apenas uma cultura ou produto, aprender explorar todas as potencialidades que uma cultura tem. Eu e meu marido ficamos ainda mais apaixonados pelo cacau depois da palestra. Conhecimento e troca de experiência nunca é demais, sempre temos algo novo pra aprender”, conta Ângela.
Rafael Assis de Souza, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado da AgroCP Soluções Agrointeligentes, uma dos apoiadores do projeto, fala da importância das Caravanas.
“A Caravana é uma iniciativa importante que fomenta a cadeia produtiva do cacau, uma cultura de grande relevância para agricultura do Estado e que vem crescendo e despontando como uma alternativa de diversificação para o produtor, uma vez que estamos falando cada vez mais da independência do monocultivo. Temos experiências promissoras com o cultivo da amêndoa e a Caravana veio justamente para mostrar essas experiências para os produtores que tem interesse. Nós estamos nesse projeto com o objetivo de apresentar aos produtores tecnologias da AgroCP que melhoram a sustentabilidade e minimizam o custo do cacauicultor”, pontua Rafael.
O projeto Caravana Diversifica Agro – Edição Cacau é uma iniciativa da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios em parceria com a Fazenda São Luiz, e tem o objetivo de explorar as possibilidades de diversificação e promover o desenvolvimento socioeconômico do setor.
O quarto encontro da Caravana será em São Mateus no dia 28 de novembro. Linhares também recebe o evento ainda este ano. A Caravana conta com o Patrocínio Diamante da AgroCP Soluções Agrointeligentes e Matriz Solar Engenharia, e o Patrocínio Ouro do Sebrae, Nestlé Cocoa Plan e Sicoob ES.
Veja mais fotos e informações no Instagram do projeto: @caravanadiversificaagro
Redação Campo Vivo