Shoppings, comércio de rua e lotéricas reabrem após 20 dias fechados

Medidas alcançam toda a Grande Vitória e cidades de grande porte populacional como Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina

0
91

Sem funcionar desde o dia 18 de março, quando o governo estadual decretou fechamento total em todo o Espírito Santo, os shoppings, as lojas do comércio de rua, as casas lotéricas, restaurantes e salões de beleza podem voltar a funcionar nesta quarta-feira (07) nas cidades capixabas classificadas como risco extremo para a covid-19. No entanto, o funcionamento deve seguir restrições de dias e horários.

As medidas que permitem a reabertura foram apresentadas pelo governador Renato Casagrande, juntamente com o novo mapa de risco, na última semana. Elas alcançam toda a Grande Vitória e cidades de grande porte populacional como Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Um novo mapa deve ser divulgado na sexta-feira (09), mas as regras são válidas, pelo menos, até a próxima semana.

Os shoppings poderão funcionar três vezes na semana, sendo às quartas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 20 horas. Já o comércio de rua, centros comerciais e galerias funcionarão nos mesmos dias, das 10h às 18h para atendimento presencial.

As casas lotéricas também podem abrir de quarta à sexta-feira, das 10h às 18h. Nas agências bancárias, o funcionamento segue apenas para saque de benefícios assistenciais.

Restaurantes e lanchonetes podem funcionar com atendimento ao público de quarta à sexta-feira até às 16 horas. Após esse horário, somente delivery. Não está liberado que o cliente vá até o local para retirar o pedido, como drive-thru ou take away. Bares e academias vão continuar fechados.

As atividades essenciais, como supermercados, padarias e hortifrutis, farmácias e serviços de assistência à Saúde podem funcionar até as 20 horas em dias de semana, no entanto ficarão fechados aos domingos e feriados.

Outras regras

Transporte Público

Os coletivos não poderão circular até o dia 11 de abril, sendo mantida apenas a operação especial de transporte dos profissionais de saúde. Após essa data, nas cidades classificadas em Risco Extremo, os ônibus vão circular das 5h às 22h nos dias de semana e não irão circular aos finais de semana e feriados.

O governador também recomendou que os trabalhadores do setor industrial utilizem os ônibus até as 7h, trabalhadores do setor de serviços usem das 7h às 9h e os do comércio das 9h às 11h. De acordo com Casagrande, a medida visa diminuir a concentração de pessoas nos coletivos.

Já os ônibus intermunicipais poderão voltar a funcionar com até 50% da capacidade. O transporte rodoviário e ferroviário interestadual de passageiros segue suspenso em todo o Espírito Santo.

Cidades em Risco Alto

Medidas sociais:

– Suspensão da realização de eventos;
– Suspensão da visitação de unidades de conservação ambiental e do funcionamento de todos os parques municipais;
– Suspensão do funcionamento dos cinemas, teatro, circos e similares, exceto em formato drive-in;
– Suspensão de funcionamento de espaços de lazer e recreação infantil, parques de diversões e similares.

Ensino

– Suspensão das atividades com a presença de alunos em todos os estabelecimentos de ensino, da rede pública e privada, com exceção de cursos relacionados à saúde e segurança pública.

Trabalho remoto

– Trabalhadores que atuam na área administrativa, independente do ramo da atividade, inclusive no ramo da administração pública direta e indireta, deverão atuar prioritariamente em trabalho remoto.

Agências bancárias

– Poderão funcionar para saque de benefícios assistenciais

Academias

– Vedada realização de atividades aeróbicas;
– Limitação de número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226, Art. 11, §2º. Limitação de até 20 alunos por horário de agendamento, respeitando o limite de 15m² por aluno.

Comércio, Bares e Restaurantes

– Funcionamento de comércio de rua, centro comerciais e galerias das 10h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados até às 14h;
– Funcionamento de shopping centers, de segunda à sexta-feira das 10h às 20h e aos sábados até às 16h;
– Funcionamento de restaurantes das 10h às 16h;
– Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência podem funcionar das 10h às 16h, sem consumo presencial;
– Suspensão do funcionamento dos bares.

Sem restrições

– Farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrutis, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e bicicletas, estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares e casas lotéricas.

Cidades em Risco Moderado

Comércio, Bares e Restaurantes

– Funcionamento dos estabelecimentos comerciais com 1 cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas;
– Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda à sábado até às 22h e aos domingos até às 16h.

Academias

– Vedada realização de atividades aeróbicas coletivas;
– Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Ensino

– Permitidas atividades com a presença de alunos no estabelecimento de ensino.

Folha Vitória

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here