ES deve colher mais de 14 milhões de sacas de café

0
46

O dia 14 de maio é a data oficial do início da colheita de café conilon. A data foi estabelecida com o objetivo de estimular o produtor a colher o café no momento mais adequado, quando cerca de 80% dos frutos estão maduros, o que eleva o rendimento e garante mais qualidade aos grãos.

A data sempre teve grande importância no Espírito Santo, atraindo toda a cadeia produtiva, mas neste ano, em função das medidas de isolamento social do coronavírus, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag) celebraram a data de forma on-line, com o lançamento de um vídeo.

A iniciativa marca o 13° Lançamento da Colheita de Café do Espírito Santo. O estado é o segundo produtor de café do Brasil (27% da produção) e primeiro produtor de conilon, sendo responsável por cerca de 20% do café robusta do mundo. Este ano a expectativa da safra é boa.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a safra 2020 deve chegar a 14,1 milhões de sacas, divididas em 9,8 milhões de sacas de conilon e, aproximadamente, 4,3 milhões de sacas de arábica. São, aproximadamente, 78 mil famílias envolvidas na atividade e 40 mil propriedades em 77 municípios capixabas, conforme o Incaper.

O governador Renato Casagrande destacou a importância econômica da cafeicultura para o Estado como a principal atividade agrícola e ressaltou os cuidados que devem ser tomados, especialmente neste momento de pandemia. Além disso, Casagrande anunciou a realização de um concurso estadual de café de qualidade.

“Este ano nossa expectativa é grande, apesar da pandemia que está preocupando a população mundial. É preciso continuar trabalhando e incentivando a atividade. Por isso, vamos lançar um prêmio de cafés especiais e sustentáveis para estimular os produtores e premiar os cafés de excelente qualidade”, afirmou.

O vídeo com orientações pode ser conferido no canal da Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag).

Agrolink

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here