Linhares entrega mais duas barragens a produtores rurais do distrito de São Rafael

0
55
Foto: Prefeitura de Linhares

A prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Agricultura, entregou mais duas barragens aos produtores do distrito de São Rafael.  Foram concluídas a segunda e a terceira barragens, das seis que serão construídas em Linhares na segunda etapa do Programa Municipal de Conservação de Água. Juntos, os reservatórios têm capacidade para armazenar 26,5 milhões de litros de água em 4,2 hectares de área alagada. A comunidade será contemplada ainda com uma quarta barragem do programa, que já começou a ser construída.

A segunda barragem concluída foi construída na propriedade do senhor Valdir Tesch, com capacidade de armazenamento de 6,5 milhões litros d’água e área alagada de 1 hectare. “A barragem beneficia vários produtores e ajuda muito a enfrentar períodos de seca. É uma grande quantidade de água que seria perdida e que agora fica armazenada. Assim podemos tocar nossa produção com mais tranqüilidade”, destacou Alusino Tesch Neto, filho do seu Valdir.

Já terceira barragem, construída na propriedade da senhora Marina Caliman Tesch, tem capacidade de armazenamento 20 milhões litros d’água e área alagada de 3,2 hectares. “Estou muito feliz. Não tinha condições de construir um reservatório de água e estava sem produzir por isso. Agora vou retomar a plantação e estou muito animada. Ter o apoio da prefeitura é muito importante para pequeno produtor e nos dá as ferramentas que precisamos para desenvolver nossa atividade agrícola”, frisou Mariana Caliman Tesch.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destacou que os seis reservatórios vão atender diretamente 25 famílias e que quatro deles contemplam o distrito de São Rafael, outro o distrito do Farias e um o distrito do Rio Quartel. “Com a construção das barragens contribuímos com a qualidade da produção agrícola e preparamos o município para enfrentar possíveis momentos de escassez de água. Estamos passando por um momento complicado com esta pandemia, mas demos sequência aos trabalhos com os produtores rurais e, claro, com todos os cuidados e orientações para a prevenção de todos”, ressaltou Franco.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que o Programa de Conservação de Água e Solo visa fortalecer as atividades da agricultura familiar. “Sem água não se consegue produzir, por isso a importância deste projeto. Vamos entregar seis barragens nesta segunda etapa, que somadas as oito já construídas e entregues às comunidades rurais em 2019, contribuem no fomento da produção agrícola em nosso município. Por meio do programa vamos destinar R$ 1 milhão para investirmos no biênio 2019-2020 na reservação de água e atendimento às famílias rurais de Linhares”, frisou Guerino.

Reservatórios

Em 2019, foram construídas no primeiro edital do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo oito barragens: três em Desengano, duas em Baixo Quartel, duas no Farias e uma em São Rafael, beneficiando diretamente 40 produtores rurais.

Nessa segunda etapa são seis: quatro no distrito de São Rafael (uma já finalizada), uma no distrito do Farias e outra no distrito do Rio Quartel, atendendo diretamente 25 famílias. A previsão é que sejam concluídas em agosto.

O projeto de construção das barragens foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here