Cacau de Linhares é destaque no maior evento de chocolate do Brasil

Acau detém a gestão do selo de Indicação Geográfica (IG) para o produto cacau em amêndoas de Linhares

0
134
Foto: Daniel Bittencourt

Representantes do cacau de Linhares/ES estão participando nesta semana, entre 12 e 15 de março, da Feira Internacional do Chocolate e Cacau, o Chocolat São Paulo 2020. Este é o maior evento de chocolate e cacau do Brasil, reunindo toda a cadeia produtiva da área.

A Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), que tem um projeto de fortalecimento da cultura, com sistemas de controle da indicação de procedência para o produto cacau em amêndoas, está no evento. A Acau tem suporte financeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e vem recebendo assessoria do Ifes para melhoria de gestão e aplicação de tecnologias.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, que também está presente no evento representando o município, destaca que o festival é voltado para cacauicultores de todas as regiões produtoras de cacau do Brasil, consumidores e profissionais da área, sendo o maior da América Latina no segmento. Tem por objetivo promover o chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura no país.

“Esse é um evento muito importante para o segmento cacaueiro e nos permite estreitar as relações institucionais com os diversos parceiros, para fortalecermos as ações que já são desenvolvidas pelo município como o Concurso da Qualidade de Amêndoas do Cacau Capixaba, programa de distribuição de mudas e a filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC) que instalamos na cidade. Já estamos estreitamos também relações com o organizador do festival e discutido formatos para levar um modelo semelhante a Linhares, um desejo do segmento cacaueiro do município e já solicitado pelo prefeito Guerino Zanon”, disse o secretário de Agricultura.

A Acau é detentora de uma marca de origem geográfica do cacau, a chamada Indicação Geográfica “Cacau Linhares”. Quem passa pelo stand, que conta com apoio do Governo do Estado, pode conferir produtos como chocolates, destilados (cachaça e Rum à base de cacau), nibs, cocadas, dentre outros derivados da amêndoa. O evento conta com a presença de representantes da Acau e da Secretaria Estadual de Agricultura.

Chocolat São Paulo 2020
Voltado para consumidores e profissionais da área, o evento, que é o maior da América Latina no segmento, tem o objetivo de promover o chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura no país. Além da comercialização de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, o Chocolat São Paulo promove experiências sensoriais, exposições históricas e artísticas, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas nacionais e internacionais.

Com informações de Campo Vivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here