Concurso público para professor em Linhares tem divulgação das notas suspensa

Por enquanto, não há prazo para que a Justiça tome uma decisão sobre a ação do Ministério Público. O IBADE ainda não se pronunciou sobre o assunto

0
614

A Comissão Especial Coordenadora do Concurso Público da Prefeitura de Linhares notificou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) para que suspenda a divulgação de resultados do concurso público para professor que aconteceu no município. A prova foi aplicada no dia 26 de janeiro.

O resultado seria divulgado nesta quarta-feira (19). Mas, em nota, a Prefeitura de Linhares informou que “por questão de prudência e cautela, a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento do certame, devem ser suspensos todos os atos relacionados aos referidos cargos”. O município se refere aos cargos de professor da educação básica.

A prefeitura encaminhou a notificação ao IBADE, responsável pela aplicação da prova, porque ainda não há decisão judicial quanto ao pedido de suspensão do concurso solicitado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES). O órgão entrou com uma ação na Justiça no dia 5 de fevereiro, depois de várias denúncias de incoerência na prova, feitas pelos candidatos, chegarem à promotoria.

Questões confusas

Um dos argumentos do Ministério Público para que o processo seja cancelado tem relação com a avaliação discursiva, pois muitos candidatos ficaram confusos quanto ao tema. A prova apresentou um texto base sobre ensino religioso nas escolas e estado laico, mas pediu uma redação sobre fake news (notícias falsas).

Além disso, o Ministério Público aponta que uma das questões da prova objetiva aplicada em Linhares já tinha aparecido em um exame do concurso público de Vitória. Por esses motivos, pede à Justiça a anulação da prova e a realização de um novo processo.

Por enquanto, não há prazo para que a Justiça tome uma decisão sobre a ação do Ministério Público. O IBADE ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Informações de Folha Vitória

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui