Saiba o que muda com a Lei Anticrime, que entra em vigor nesta quinta

Novas regras, mais rígidas para os criminosos, só valem para crimes cometidos a partir desta quinta-feira (23), por determinação da Constituição Federal

0
641
Foto: Divulgação

A Lei Anticrime passa a valer a partir desta quinta-feira (23) e altera regras da legislação penal brasileira. Com a lei em vigor, o tempo máximo de cumprimento de pena, até então de 30 anos, passa para 40. A nova lei também acaba com as saidinhas temporárias, para criminosos presos por crimes hediondos que tenham culminado na morte da vítima.

Outra novidade é a criação de um grande banco de dados multi biométrico e de impressões digitais, que mantenha registros dos criminosos, como reconhecimento de voz, rosto e íris.

A novas regras, mais rígidas para os criminosos, só valem para crimes cometidos a partir desta quinta-feira (23), por determinação da Constituição Federal, que prevê que que a legislação penal só retroage quando beneficia o réu. Já as mudanças na execução pena, quando não pioram a situação dos condenados, serão aplicadas para todos.

Um ponto do pacote anticrime que criou polêmica no meio jurídico foi a criação de um juiz de garantias. A medida determina que dois juízes acompanhem parte dos processos no país, sendo um deles designado para a fase de instrução do processo, enquanto o outro atua no julgamento em si.

Críticos da medida apontam que o Judiciário brasileiro não tem estrutura para adotar a medida, devido a falta de magistrados em atuação no país. No último dia 15, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, suspendeu a criação do juiz de garantias por seis meses para que a implantação seja melhor estudada. Já nesta quarta-feira (22), o vice-presidente do STF ministro Luiz Fux, suspendeu por tempo indeterminado a implantação da figura do juiz de garantia. A decisão irá valer até que o plenário do STF decida as novas regras.

O projeto foi sancionado em dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro após aprovação do Congresso Nacional. O texto foi criado por um grupo de trabalho de deputados que analisaram durante o ano o projeto anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de outro projeto elaborado por Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Os parlamentares também contribuíram com sugestões próprias.

Com informações de Folha Vitória

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here