Assim que os serviços entrarem em funcionamento, Aracruz se tornará a primeira cidade em todo o Brasil a contar com um Centro de Hemodiálise Municipal, e que ainda terá ao seu lado, uma farmácia Cidadã Estadual com medicamentos de alto custo, muito deles utilizados pelos pacientes.
Para atender conforme os protocolos estabelecidos, os médicos Nefrologistas precisam concluir os testes de funcionamento da Sala de Osmose, além da medição de possibilidades de colonização de infecções dentro do prédio.
De acordo com o prefeito Jones Cavaglieri, a prefeitura de Aracruz foi a única que teve coragem em assumir esse compromisso. “Estamos fazendo uma coisa que vai atender não somente nossa população, mas também aos moradores de Fundão, Ibiraçu e João Neiva. Fizemos uma coisa que ninguém acreditava, além da Farmácia Cidadã, que de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), houve tentativas desde 2012 para firmar essa parceria e não conseguiu”, ressalta.
O Centro Municipal de Hemodiálise de Aracruz, terá 15 cadeiras onde os pacientes ficarão, além de uma sala de urgência e emergência, saídas separadas para pacientes e funcionários, banheiros, salas de repouso, esterilização e a sala da osmose, considerada o pulmão do centro de hemodiálise. Quando estiver em funcionamento serão atendidos, em três turnos, 45 pacientes, com 1014 sessões por mês.
Informações de Linhares em Dia