
Para chamar atenção da população sobre a prevenção do Câncer Bucal, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria Municipal de Saúde, junto com a Faculdade Pitágoras, realizou na última sexta-feira, dia 08, na clínica odontológica da faculdade, a 13ª Campanha de Prevenção do Câncer de Boca e Orofaringe. Durante toda manhã foram realizados mais de 470 atendimentos gratuitos aos moradores do município que participaram da campanha.
Foram oferecidos 120 atendimentos de saúde bucal, sendo odontológicos, fonoaudiológicos, cauterizações químicas e cirurgias para biópsia. “Ficamos muito felizes com a ação. Realizamos diversos atendimentos e ainda reforçamos junto à população a importância do acompanhamento bucal e da prevenção às doenças”, frisou o diretor de Saúde Bucal, Itamar Teixeira.
A ação contou ainda com a Unidade Móvel de Saúde da prefeitura, que com a equipe do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde – NAPS, realizou mais de 350, entre eles, exames de HIV, Hepatites Virais B e C e Sífilis, atendimento do Programa do Tabagismo e Tuberculose, orientação nutricional e avaliação e Índice de Massa Corporal da população.
Saúde Bucal em Linhares
A Direção de Saúde Bucal, da secretaria municipal de Saúde, criou e ampliou mecanismos de acesso da população aos serviços de saúde bucal. “Linhares tem muito a comemorar com os resultados obtidos com a implantação do programa de prevenção e detecção precoce ao câncer de boca e a criação de outras políticas de saúde bucal adotadas pelo município”, destacou Itamar.
Como receber atendimento?
O atendimento bucal começa na Atenção Básica e é realizado pelas equipes de Saúde Bucal, que integram as equipes da estratégia Saúde da Família. O primeiro passo a ser dado por quem precisa de atendimento bucal é buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência.
Saiba mais
O câncer de boca e de orofaringe está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade de 35 a 50 anos. A estimativa de novos casos de câncer de boca para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é de 14,7 mil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.
Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Álcool, fumo e HPV oral são três fatores de risco importantes para o desenvolvimento do câncer de boca e de orofaringe.
Prefeitura de Linhares