É muito comum ouvir que sempre chove no Dia de Finados, como se a chuva chegasse por conta da simbologia da data. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explica o que realmente acontece no dia 02 de novembro.
A crença popular de cunho religioso, seguida por diversas pessoas pelo mundo, afirma que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.
De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, a explicação técnica para esse mito se dá principalmente, pelo fato do Brasil estar em regiões de clima tropical. Isso, porque durante o mês de novembro, estamos na primavera para a região sudeste do país, que é uma estação de transição entre o inverno seco e o verão chuvoso. Assim, a chance de chover em grande parte do Brasil é realmente alta. Só que isso não é regra.
No Espírito Santo, novembro é considerado o segundo mês mais chuvoso do ano na maior parte do estado, atrás apenas de dezembro. Assim, como estamos em época de chuvas, estatisticamente a probabilidade de que seja observada chuva no dia 2 de novembro é a mesma que aquela calculada para os dias 1 e 3 de novembro, por exemplo.
Segundo um levantamento feito nas séries históricas de dados de chuva da capital capixaba, Vitória, nos últimos 40 anos de dados observados, foram constatados 19 feriados de finados com chuva. Ou seja, em apenas 50% dos feriados de finados choveu.
O Incaper aponta que 2010 foi o ano em que mais choveu no Dia de Finados. Na ocasião, foram registrados 60,4mm de chuva na estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na Ilha de Santa Maria. A temperatura máxima não passou dos 24 °C.
Confira a previsão deste ano para o feriado
O sol aparece no sábado (02) acompanhado de algumas nuvens e com a previsão de chuva esparsa e rápida em alguns momentos do dia, principalmente nas regiões sul e serrana do estado. Já na Grande Vitória, há chance de chuva fraca durante a manhã. As demais áreas não há expectativa de chuva e a temperatura diminui um pouco em todas as regiões capixabas à tarde.
Grande Vitória: mínima de 23 °C e máxima de 31 °C
Região Sul: mínima de 20 °C e máxima de 32 °C nas áreas menos elevadas e 16 °C e máxima de 29 °C nas áreas altas.
Região Serrana: mínima de 19 °C e máxima de 30 °C em áreas menos elevadas e 14 °C e máxima de 28 °C nas altas
Região Norte: mínima de 22 °C e máxima de 32 °C
Região Noroeste: mínima de 22 °C e máxima de 32 °C nas áreas menos elevadas e nas regiões de Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 20 °C e máxima de 29 °C
Região Nordeste: mínima de 22 °C e máxima de 31 °C
No domingo (03), o dia será de sol, sem previsão de chuva no Espírito Santo. A temperatura volta a aumentar, com vento de moderada à forte intensidade no litoral das regiões Sul e da Grande Vitória.
Grande Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 32 °C
Região Sul: mínima de 19 °C e máxima de 34 °C nas áreas menos elevadas e de 15 °C e à 31 °C nas áreas altas
Região Serrana: áreas menos elevadas com mínima de 18 °C e máxima de 32 °C e as mais altas registram mínima de 14 °C e máxima de 30 °C
Região Norte: mínima de 21 °C e máxima de 33 °C
Região Noroeste: mínima de 21 °C e máxima de 33 °C nas áreas menos elevadas e mínima de 19 °C e máxima de 30 °C em Mantenópolis e Alto Rio Novo.
Região Nordeste: mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.
Folha Vitória