Linhares constrói 4 mil caixas secas no interior do município

0
76
Foto: Prefeitura de Linhares

A Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Linhares, já construiu até o momento 4 mil caixas secas pelo interior do município. Os reservatórios, construídos às margens das estradas para captar a água da chuva, têm capacidade de retenção e infiltração no solo estimada em cerca de 170 milhões de litros d’água por ano considerando eventos de chuva dentro da média. No momento, os maquinários trabalham em três frentes de trabalho, nas regiões de Pedrolândia, Dr. Jones e São Vicente, no distrito de São Rafael.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que a implantação das caixas secas no Programa de Conservação de Solo e Água, criado pela atual gestão, tem sido bem recebido, devido sua importância para as propriedades rurais.

“A caixa seca é uma técnica relativamente simples, mas que traz consigo inúmeros benefícios. E, agora, a partir de novembro, quando começa o Verão, registra-se um aumento do volume de água em decorrência das chuvas e as caixas secas absorvem esse volume e infiltra no solo ajudando a melhorar o nível do lençol freático. A técnica evita a erosão e enxurradas, o assoreamento dos rios e também o desgaste das estradas”, disse o secretário, informando que outras regiões no distrito de São Rafael, além de Farias, Guaxe e Desengano já receberam os serviços.

Os trabalhos de construção de caixas secas é previamente planejado de acordo com as microbacias do município seguindo a rota de propriedades acompanhando os cursos d’água, iniciando pelas cabeceiras dos mananciais. Para a construção das caixas secas, a Prefeitura de Linhares disponibiliza retro escavadeiras e caminhão caçamba, além do acompanhamento técnico ofertado aos produtores da região, em caso de dúvidas ou informações.

O prefeito de Linhares pontuou que o município tem investido na reservação de água também com a construção de barragens. “Precisamos preparar o município para enfrentar momentos de escassez de água. Nesse primeiro edital, estamos construindo a sétima das oito barragens programadas: entregamos duas em Baixo Quartel, três em Desengano, uma no Farias e outra que está em fase de construção e, por fim, seguiremos para São Rafael. Ao todo, 40 produtores rurais são beneficiados. Neste momento, a Secretaria de Agricultura está finalizando os relatórios de avaliação dos projetos classificados para publicação do resultado final do segundo edital. Desta vez, serão quatro barragens no distrito de São Rafael, uma no Farias e outra contemplará os distritos de Rio Quartel, Bebedouro e Desengano”, ressaltou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here