O Sicoob ES anunciou a redução nos juros para as linhas de crédito, após a queda na taxa Selic para 5,5% ao ano, informada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na última semana. Na instituição financeira cooperativa, a taxa do financiamento de veículos teve queda de 20,2%, partindo de 0,95% ao mês.
Para o crédito destinado ao fomento de projetos de sustentabilidade do meio ambiente, como a produção de energia renovável, a redução na taxa foi de 20,8%. A linha, denominada Sicoob Ecoar, passou a ser oferecida com taxa partindo de 0,99% ao mês.
Alecsandro Casassi, superintendente operacional do Sicoob ES, destaca que a cooperativa de crédito busca sempre oferecer custos acessíveis e justos aos cooperados, o que a torna competitiva em relação às outras instituições financeiras.
Financiamento estudantil
Os financiamentos destinados a cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado podem ser contratados com taxas que partem de 1,2% ao mês. A redução para os estudantes, na linha denominada Faça Acontecer, foi de 20% em relação à taxa anterior.
Quem desejar adquirir máquinas e equipamentos por meio da cooperativa também vai economizar na hora de contratar o crédito, que agora tem juros a partir de 1,42% ao mês, uma diminuição de 18,4% na taxa de juros destinada a este segmento.
O crédito pessoal automático, que é aquele liberado através dos canais digitais, pode ser contraído com juros a partir de 1,68% ao mês, uma redução de 65,4%. O superintendente operacional do Sicoob ES enfatiza que esta taxa varia de acordo com o grau de risco do associado contratante. “Deste modo, as pessoas que mantêm as contas em dia e que realizam movimentações na conta corrente passam a obter o crédito com juros bem menores”, destaca.
Capital de giro
O capital de giro automático também teve redução de 62,6%, podendo ser contratado com juros a partir de 1,44%. Alecsandro Casassi afirma que, com a diminuição das taxas de juros, os empreendedores podem adquirir recursos para a manutenção do negócio com mais comodidade e segurança.
A taxa para o financiamento de imóveis foi reduzida para 7,5% em agosto último, passando a ser a menor do País. Esse juro será mantido até o dia 31 de dezembro próximo.
Cheque especial
Para os associados que desejam contratar o cheque especial, as taxas de juros são as menores do mercado, partindo de 5,97% ao mês para as empresas e de 6,97% ao mês para as pessoas físicas. Nas demais instituições financeiras, a taxa média para este tipo de crédito é de 12,41% ao mês.
As linhas de crédito estão disponíveis para os associados ao Sicoob. Para fazer parte da cooperativa, basta abrir uma conta na instituição, mediante a apresentação de documentação básica. Depois, o associado deve realizar a integralização de capital, que é o valor mínimo necessário para ingressar na sociedade cooperativa.
Por apresentarem como foco principal o desenvolvimento de seus associados, sejam pessoas ou organizações, as instituições financeiras cooperativas têm como um dos diferenciais mais importantes os custos menores em relação ao mercado convencional.
Com informações de assessoria