A sexta barragem do pacote de oito reservatórios anunciados pelo prefeito de Linhares, Guerino Zanon, foi entregue aos produtores do distrito do Farias nesta quarta-feira (25), beneficiando diretamente 10 famílias das propriedades rurais. As máquinas permanecem na região onde está sendo construída a sétima barragem. Na sequência, a última do primeiro edital contemplará os produtores do distrito de São Rafael.
O reservatório tem capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água, o correspondente a um hectare de área alagada. A barragem foi construída na propriedade do produtor Carlos Roberto Soprani, no Córrego Jacutinga, presidente da Associação Camponesa do Jacutinga (ACJ), que lembrou que entre 2014 e 2017 os produtores da região passaram por dificuldades para irrigar as lavouras por escassez de água.
“Há seis anos buscamos esse benefício junto à prefeitura e, agora, nos inscrevemos no edital e o projeto se concretizou. Essa barragem tem um significado muito importante porque atenderá em média de 10 famílias que trabalham basicamente com o café e produtos comercializados na feira. Considerando que 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, conforme mostra o Censo Agropecuário, e que boa parte dos produtores aqui trabalham na perspectiva da agroecologia, que é a produção de alimentos sem veneno, essa barragem, por meio da conservação da água incentiva o desenvolvimento social e a qualidade de vida”, pontuou Carlos Roberto.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, recordou que a comunidade de Baixo Quartel já foi atendida com duas barragens e outras três foram construídas em Desengano, somente este ano. “Alguns municípios no estado já foram apontados em alerta de seca, e o que a gente precisa é preparar Linhares para enfrentar momentos de escassez de água. Alguns climatologistas apontam que nos próximos dez anos há uma previsão de chuva um pouco abaixo da média. Então, as ações que a prefeitura vem desenvolvendo nas comunidades que vivem da agricultura familiar, como a construção de barragens e de secas, vão contribuir para enfrentar possíveis momentos de escassez com menos problemas”, disse o secretário.
O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, lembrou que em 2012 na sua gestão uma barragem foi entregue à comunidade do Farias e ressaltou que a previsão é de que em janeiro inicie a construção de pelo menos mais seis barragens no município. “Neste momento a equipe da secretaria municipal de Agricultura está visitando as propriedades inscritas no segundo edital, avaliando os projetos classificados para publicarmos em outubro o resultado final. Desta vez, serão quatro barragens no distrito de São Rafael, uma no Farias e outra contemplará os distritos de Rio Quartel, Bebedouro e Desengano”, destacou.
A construção das barragens segue as recomendações do projeto, autorizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e o presidente da Associação dos Produtores do Córrego Farias, José de Melo.
Prefeitura de Linhares