A Fertilizantes Heringer informou que dois grupos de investidores russos serão titulares de ações que representarão o controle da companhia. A empresas majoritárias serão os grupos Uralkali e Uralchem. Mais cedo, a empresa emitiu um comunicado informando que irá emitir US$ 115 milhões (R$ 480 milhões) em ações para aumento de capital.
Após o anúncio, as ações da empresa, que possui uma unidade no Espírito Santo, no município de Viana, dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo. Os dados foram divulgados em uma carta aberta, por meio de um fato relevante aos acionistas, publicado no site da fabricante de fertilizantes.
Segundo o documento, os investidores se comprometeram a subscrever a totalidade das ações não subscritas por outros acionistas, em decorrência do exercício de seus respectivos direitos de preferência, e o acionista controlador também cede seus direitos de subscrição.
Crise na empresa
A empresa passa por uma forte crise financeira desde o começo deste ano ano. Em fevereiro, a Heringer encerrou as atividades em nove unidades do Brasil, além de demitir centenas de funcionários.
No Espírito Santo, a empresa desligou mais de 40 profissionais na unidade de Viana, segundo o diretor responsável pelo setor químico do Sindicato dos Trabalhadores Químicos e Papeleiros do Estado, Aloir Rodrigues. Na mesmo época, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial e anunciou a intenção de transferir a sede de Viana para Paulínia, em São Paulo.
Tribuna Online