Prefeitura de Linhares divulga cronograma para recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas

0
17
Cumprindo o seu papel socioambiental, a Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares divulgou o calendário de recebimento itinerante (RI) de embalagens de insumos e defensivos agrícolas no interior. Os pontos de apoio estarão localizados em Japira, São Rafael, Farias, Guaxe e Desengano. A ação faz parte do Plano Municipal Agropecuário – Plano Agro e visa facilitar a entrega dos recipientes para que não seja necessário o deslocamento do produtor até a sede da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuário do Espírito Santo (Assoagres), parceira da ação junto ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).
 
Antes, os produtores só podiam devolver aos pontos de coleta as embalagens com a tríplice lavagem (recipiente lavado três vezes com água) e as que estivessem furadas. O ideal ainda é entregar lavadas, porém, agora, as embalagens que não estiverem lavadas e as que possuem restos de produtos estocados no vasilhame ou vencidos também serão recolhidas. Nos pontos de coleta serão recebidas embalagens flexíveis (plásticas) e caixas de papelão. 
 
O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, explicou que a campanha é feita anualmente e o descarte correto das embalagens assegura que nascentes, córregos, solo, rios, pessoas e animais não sejam contaminados, além de evitar a poluição ao meio ambiente. “Orientamos os produtores quanto à importância do descarte correto, mas organizamos essas datas para que eles não precisem se deslocar até a sede da Assoagres para efetuar a entrega, ficando assim em dia com a lei. A não devolução das embalagens também implica em multa”, explicou.   
 
No ano passado, foram realizadas cinco ações itinerantes e recolhidas mais de 4,5 mil embalagens, totalizando um pouco mais de 2,5 toneladas.
 
Confira as datas e pontos de recebimento nas comunidades:
 
4 de julho
– Japira – Quadra Poliesportiva 
– São Rafael – Sede da Associação de Moradores e Produtores 
 
1º de agosto
– Farias – Sede da APRUCOF 
– Guaxe – Galpão do Zé Belizário 
 
3 de dezembro
– Desengano – Galpão do Geraldo Himbert
Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here