Programas municipais de Fruticultura e de Cacau de Linhares são pautas de reuniões em Brasília

0
142

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, esteve em Brasília nesta quarta (12) e quinta-feira (13) participando de duas reuniões que visam potencializar o Programa Municipal de Fruticultura e o Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares. Nas duas agendas, o subsecretário de Estado de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Michel Tesch Simon também esteve presente.

Na reunião com representantes da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), entidade que representa a fruticultura nacional, e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o secretário firmou um acordo, trazendo boas notícias. “Firmamos com a Abrafrutas e a CNA uma parceria institucional e técnica sobre rastreabilidade da produção de frutas que serão cultivadas pelos produtores participantes dentro do Programa Municipal de Fruticultura. Posteriormente vamos formalizar esse convênio, previsto para agosto quando lançaremos o nosso programa em Linhares”, explicou.

A rastreabilidade que o secretário se refere é um mecanismo que permite identificar a origem do produto desde o campo até o consumidor, podendo ter sido, ou não, transformado ou processado, hoje uma exigência legal e de mercado.

Também participou de um fórum do Cocoa Action Brazil, da Fundação Mundial do Cacau, com a presença de representantes dos estados produtores, dos governos, da indústria de chocolates e instituições que debatem melhorias na produção do cacau. “Estamos ativos nessa participação, prospectando bons projetos para nosso cacau, visando potencializar as ações que já estamos desenvolvendo no Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares”, destacou Fiorot.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here