Empresa capixaba é a primeira latina a instalar equipamento avançado de irrigação

0
1029
Foto: Netafim Israel

Uma tecnologia que permite monitorar, analisar e automatizar toda a irrigação da fazenda à distância. Esse é o sistema que será instalado em primeira mão, na América Latina, pela empresa capixaba Hydra Irrigações, que tem sede em Linhares.

O Netbeat, que é chamado de “sistema de irrigação com cérebro” por aqueles que estão familiarizados com a plataforma, já foi testado em outra área, mas será implementado comercialmente de forma inédita pela Hydra.

A instalação do equipamento será realizada ao longo da próxima semana, entre os dias 11 e 15 de março, e tem como objetivo facilitar o manejo da irrigação: comandos que precisavam ser programados manualmente, agora poderão ser definidos por meio de um celular, tablet ou computador.

 

Sistema

O grupo A4 Agrícola e Pecuária Ltda, pertencente à família Magewski e com atuação no Espírito Santo e na Bahia, vai receber o equipamento em Guaratinga, no sul do Estado baiano. De acordo com Abel Fonseca, gerente comercial da Hydra Irrigações, o Netbeat permitirá o acesso remoto às recomendações sobre o manejo da irrigação da lavoura.

“Baseado nessas informações, será possível comandar virtualmente as operações da fazenda, o que vai reduzir a mão-de-obra utilizada, pois todos os ajustes e programações podem ser feitos à distância”, explica Abel Fonseca.

Segundo Elídio Torezani, diretor da Hydra Irrigações, entre os benefícios da plataforma estão a economia de recursos e o aumento da produtividade das safras. “São reduzidos também os custos em água, energia e insumos”, diz.

 

Monitoramento

O gerente comercial afirma que os dados da tensiometria, técnica que verifica com exatidão a umidade e as condições do solo, também podem ser consultados de longe e em tempo real, permitindo o início de novas operações e a suspensão das que já estão em andamento.

O sistema também contempla informações sobre nutrição da lavoura, além de uma estação meteorológica computadorizada, que vai mostrar em tempo real as condições de clima, como precipitação, chuva, umidade relativa do ar, temperatura e velocidade do vento. Esses parâmetros ajudam na irrigação e auxiliam as operações rotineiras da fazenda.

Com informações de assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here