Hospital Rio Doce, em Linhares, recebe primeira turma de residentes médicos

0
43

No ano do seu Jubileu de Ouro o Hospital Rio Doce dá um importante passo para consolidar-se de vez como referência em saúde no Norte do ES e estados vizinhos. O hospital inicia nesta quinta-feira (07) a primeira turma de residentes da sua história. Ao todo são cinco médicos que se especializarão em Clínica Médica

Os profissionais foram recepcionados na última sexta-feira, dia 1º, pelo provedor da instituição, Sr. Arles Guerra Miranda, pela diretora de Administrativa Fátima Biancardi, Diretor Financeiro André Coimbra, pelo diretor clínico Dr. Marcos Vinícius Andrade, e a Dra Alessandra dos Santos, médica que coordena o programa de residência médica, além dos coordenadores da unidade hospitalar.

Durante sua fala de boas vindas o provedor do hospital, Sr. Arles Guerra  Miranda, mencionou a importância do momento e se colocou à disposição dos residentes. “Esse é um momento muito importante para o nosso hospital e vocês estão fazendo história como a primeira turma de residentes do Hospital Rio Doce. Fico muito feliz. Para nós é uma grata satisfação recebê-los. Podem contar com a provedoria para o que vocês precisarem, estou a inteira disposição de todos vocês”, enfatiza Miranda.

Já para Diretora Administrativa e idealizadora do projeto, Fátima Biancardi, o inicio da residência é um sonho que se torna realidade. Visivelmente emocionada Fátima disse que o foco do hospital é o futuro. “Hoje estamos realizando um sonho que começamos sonhar há vários anos. O nosso objetivo é preparar nosso hospital para o futuro. Queremos nos estabelecer como unidade de ensino de qualidade e formar bons profissionais. Agradeço o apoio de todos os envolvidos nesse processo”, destaca Fátima.

Durante o encontro os residentes tiveram oportunidade de conhecer sobre a estrutura e história do hospital Rio Doce, bem como norma e procedimentos que regem o mesmo. Formada há dois anos a médica Vanessa Batista de Andrade, (29) se diz ansiosa para começar a especialização. “Estou um pouco ansiosa e cheia de boas expectativas para minha primeira residência. Espero conseguir a formação necessária para me tornar uma boa profissional. Vai ser um momento de muito aprendizado e troca, tanto com os colegas residentes, quanto com os médicos do hospital”, relata Vanessa.

Os demais residentes são: Fernando Cerchi Paneto, Lorenzzo Vasconcellos de Araújo, Rayra Arrivabeni Perini Gomes e Thais Carminati Scarton Ramos.

A residência médica é um programa de estudos de pós-graduação credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) sob a forma de curso de especialização. Os profissionais trabalham em instituições credenciadas sob orientação de médicos especialistas e, concluído o tempo, recebem o título de especialistas.

 

Residência Multiprofissional aprovada

O programa de Residência Multiprofissional do Hospital Rio Doce também já foi aprovado junto ao Ministério da Educação. A previsão é que já no final deste ano seja aberto o processo seletivo para inicio das atividades em março de 2020.

As especialidades aprovadas foram: Residência Multiprofissional de Atenção ao Câncer, área de concentração de atenção em Oncologia e Residência Multiprofissional de Urgência e Emergência, área de concentração de atenção ao paciente crítico / Intensivismo.

Com informações de assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here