O Brasil venceu o México por 2 a 0 nesta segunda-feira (2), pelas oitavas de final da Copa da Rússia 2018. Os gols foram de Neymar e Firmino. O jogo foi disputado na Arena Kazan, em Kazan.
Pelas quartas de final, o próximo adversário será o vencedor de Bélgica x Japão, que jogam nesta segunda-feira (2) às 15h. O duelo será disputado na próxima sexta-feira (6), na Arena Kazan, em Kazan.
Primeiro tempo
O México começou o jogo com marcação alta, tentando roubar a bola do Brasil no campo ofensivo. Logo aos 2′, em uma dessas bolas recuperadas, Guardado cruzou da esquerda, e Lozano arrematou para o gol. Miranda bloqueou para escanteio.
Aos 5′, a seleção chutou pela primeira vez ao gol mexicano. Neymar experimentou de fora da área. Ochoa rebateu. Mas foi um ataque solitário. Aos poucos, o México começou a comandar as ações no meio de campo, utilizando a chamada “marcação alta”, no campo de defesa do Brasil.
O México, no entanto, não conseguia traduzir em chances de gol o domínio da posse de bola. Aos 9′, após cobrança de escanteio, Chicharito Hernández recebeu boa bola na pequena área e finalizou cara a cara com Alisson. Mas a arbitragem marcou impedimento.
Vela, aos 22′, fez boa jogada pela esquerda. O atacante rolou a bola para Herrera, que driblou Miranda, mas foi travado por Thiago Silva quando tentou o chute ao gol.
Brasil reage
Quando o México parecia dominar, o Brasil criou suas melhores chances. Aos 25′, Neymar escapou pela esquerda, driblou dois mexicanos e chutou cruzado. Ochoa defendeu. Um minuto depois, após cruzamento na área, a bola sobrou para Gabriel Jesus, que chutou em cima da zaga. Na sobra, após boa jogada do brasil, Philippe Coutinho recebeu bola na entrada da área e chutou por cima do gol.
Aos 33′, o Brasil voltou a fazer boa triangulação pela esquerda do ataque. Gabriel Jesus invadiu a área e chutou forte. Ochoa espalmou. Na sobra, os brasileiros não conseguiram finalizar.
No primeiro lance mais violento do jogo, Álvarez recebeu o cartão amarelo após valta em Neymar pela esquerda. Na cobrança da infração, aos 40′, o próprio Neymar chutou por sobre o gol mexicano.
Segundo tempo
Para deixar o time ainda mais ofensivo, o técnico Juan Carlos Osorio tirou Rafa Márquez, que atuava de volante, para colocar Layún no intervalo.
Logo a 3′, Philippe Coutinho invadiu a área após cobrança de escanteio e chutou forte, no canto direito de Ochoa, que espalmou para escanteio.
O México respondeu aos 5′, em contra-ataque puxado por Gallardo. O lateral-esquerdo chutou de fora da área por cima do gol de Alisson.
Gol do Brasil
Mais insistente no ataque, o Brasil finalmente chegou ao seu gol aos 6′. Willian invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado. Neymar colocou para o fundo da rede. Foi o primeiro gol do craque do PSG em mata-matas de Copa do Mundo.
O México esboçou uma reação, subindo mais ao ataque, mas sem conseguir passar pela defesa brasileira, bem postada. Aos 14′, o Brasil teve uma boa chance. Após cruzamento de Fagner, Paulinho finalizou para ótima defesa de Ochoa.
México e Brasil no ataque
Em ótimo ataque pela direita, Carlos Vela arrematou para o gol. Alisson pôs para escanteio. O Brasil respondeu com boa escapada de Willian pela direita. O meia chutou forte. Ochoa espalmou para escanteio.
Aos 23′, Willian puxou contra-ataque pela esquerda. O meia cruzou rasteiro para Neymar, que chutou no canto de Ochoa. A bola foi desviada pela zaga e passou muito perto do poste direito do gol mexicano.
Em jogada pela lateral de campo, aos 26′, Layún dá um pisão em Neymar, que já estava caído fora de campo. O árbitro preferiu fazer vistas grossas.
Fernandinho e Firmino no jogo
A fim de dar ritmo de jogo e melhorar a marcação no meio de campo, Tite promoveu a primeira alteração aos 35′ do 2º tempo, tirando Paulinho e colocando Fernandinho. Pouco depois, aos 41′, o treinador sacou Philippe Coutinho, colocando Firmino no seu lugar. A ideia do treinador foi dar mais velocidade ao contra-ataque, característica do atacante do Liverpool.
Gol de Firmino
E foi justamente dele o segundo gol do Brasil. Neymar escapou pela esquerda e tocou para o meio da área. Ochoa ainda desviou a gola, que sobrou para Firmino completar para o gol.
O México ainda insistiu no final do jogo. Mas o Brasil estava bem postado na defesa, especialmente após a saída de Willian para a entrada de Marquinhos, aos 46′ do 2º tempo.
Folha Vitória