Gripe: Linhares atinge meta, mas vacinação continua até sexta (22) em Linhares

Ainda dá tempo de receber a vacina e prevenir contra a doença. Basta procurar um das 33 unidades de saúde do município

0
831
Foto: Daniel Bittencourt

Linhares atingiu a meta de vacinar contra a gripe influenza 90% dos grupos prioritários. Mesmo com o objetivo da vacinação atingido, a campanha segue até esta sexta-feira, 22 de junho. Quem faz parte dos grupos, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, deve procurar um das 33 unidades de saúde do município para receber a dose da vacina e assim prevenir contra a doença. A vacinação contra a influenza contribui para redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe nos grupos alvos já definidos.

A coordenadora Imunização da Prefeitura de Linhares, Ana Alves de Oliveira, disse que o objetivo da prorrogação, que foi o de atingir a meta de 90%, foi cumprido, porém ainda existem doses remanescentes para os 10% dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. “A vacinação contra a Influenza é muito importante para prevenir a doença, que é caracterizada por uma gripe, e tem sintomas como febre, tosse ou dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração”, reforça.

O vírus da influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda, pelas mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

 

Conforme cronograma do Ministério da Saúde, a imunização é feita somente ao seguinte grupo prioritário:

-Crianças de seis meses a menores de cinco anos sem comorbidades;

-Crianças de seis meses a 8 anos com comorbidades respiratórias;

-Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

-Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;

-Trabalhador de Saúde: trabalhadores de hospitais, prontos atendimentos, unidades de saúde, consultórios médicos, consultórios odontológicos, farmácias, clínicas com atendimentos de saúde, estagiários de serviços de saúde, dentre outros;

-Professores que atuam em sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino infantil, fundamental, médio e superior; povos indígenas;

-Indivíduos com 60 anos ou mais de idade deverão receber a vacina influenza;

-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Prefeitura de Linhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here