A vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23) nas unidades de saúde do Espírito Santo. A campanha é nacional e espera vacinar 963.932 pessoas no estado.
O público da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por:
- Idosos com 60 anos ou mais
- Crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias)
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais
- Trabalhadores da Saúde
- Povos indígenas
- Professores que atuam em sala de aula de escolas públicas e privadas
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens sob medida socioeducativas
- População privada de liberdade
Segundo o governo do Espírito Santo, as vacinas foram distribuídas para os municípios para que eles vacinem o público nas unidades de saúde ou a forma como cada prefeitura decidir.
Gripe
Os sintomas da gripe são agudos, ou seja, surgem de repente. A pessoa começa a se sentir mal, logo vem a dor de garganta, muita dor no corpo, febre alta prolongada e tosse.
Muitos sintomas da gripe são semelhantes ao do resfriado, que também dá tosse, coriza, apesar de a pessoa não ficar tão prostrada e às vezes nem ter febre.
Em alguns casos, a infecção pelo vírus influenza pode evoluir para um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em que o paciente apresenta sintomas gripais associados a uma forte dificuldade de respirar.
Para não haver dúvida nem correr risco, é importante buscar atendimento médico mesmo se os sintomas forem mais brandos. O médico é quem poderá, de forma segura, fazer o diagnóstico e determinar o tratamento.
G1 ES