Abertura de canal no Rio Pequeno é ampliada para aumentar vazão de água

Agora, segundo a fundação, em vez de mil litros, a vazão é de 7 mil litros por segundo. Mesmo assim, o Sindicato Rural diz que ainda é pouco para dar conta da cheia

0
1113
Foto: Frideberto Viega/ TV Gazeta

A Fundação Renova anunciou que expandiu a abertura do canal do Rio Pequeno, em Linhares, Norte do Espírito Santo, para dar vazão à água da Lagoa Juparanã e resolver o problema da inundação na região.

A decisão foi tomada em função das chuvas dos últimos dias na cabeceira do Rio São José, no Norte do Espírito Santo, que fez aumentar o nível da lagoa.

Agora, segundo a fundação, em vez de mil litros, a vazão é de 7 mil litros por segundo. Mesmo assim, o Sindicato Rural diz que ainda é pouco para dar conta da cheia.

“Mesmo aumentando a vazão para 7 mil, a vazão do São José também aumentou, com essas chuvas. Isso não vai baixar. Pelo contrário, estamos vendo que a água está subindo ao invés de abaixar”, disse o presidente do sindicato, Antônio Robert Bourguignon.
Barragem

A barragem foi construída, em 2015, pela Samarco, para evitar que as águas do Rio Doce atingidas pela lama de rejeitos de minério atingissem também a Lagoa Juparanã. Com o bloqueio, no entanto, a água da lagoa não escoa e as inundações acontecem.

A inundação atinge as cidades de Linhares e Sooretama, onde a água cobre as ruas de alguns bairros e já começou a invadir as casas.

A construção do canal foi feita para ajudar a dar vazão à água e possibilitar que o nível, tanto do Rio Pequeno quanto da Lagoa Juparanã, volte ao normal.

G1 ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui