A segunda edição do Lidera Agro, feira do agronegócio de Linhares, irá acontecer entre os dias 9 e 11 de agosto. O lançamento oficial do evento aconteceu na noite desta terça-feira (27), em Linhares, e reuniu empresários, produtores e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário da região. Na primeira edição do Lidera Agro, foram movimentados mais de R$ 20 milhões em vendas de insumos e máquinas agrícolas. Neste ano, a organização espera um crescimento em torno de 20% em negócios fechados.
A segunda edição do Lidera Agro acontece num novo espaço, mais amplo e dinâmico com a possibilidade de atrair um público ainda maior que a primeira edição. O local definido é o estacionamento externo do Shopping Pátio Mix, no bairro Movelar, às margens da BR 101, em Linhares. O local possui estrutura física para comportar o público, além de estacionamento amplo e seguro na parte interna do empreendimento.
Além dos 50 estandes para as empresas de diversos segmentos, haverá um auditório onde acontecerão as palestras técnicas com a mesma proposta do ano passado, de levar conhecimento para o homem do campo.
“Fizemos uma feira compacta no ano passado, um projeto embrionário e que deu certo, gerando mais de 20 milhões em negócio. A gente espera para este ano crescer tanto em número de participantes e também de novos negócios. A expectativa é de um crescimento gradativo, mas que gere bons resultados”, disse.
O secretário de agricultura de Linhares, Franco Fiorot, disse que o evento somado a outras ações propostas pelo município vão fortalecer ainda mais o setor.
“Linhares é um município polo da agricultura capixaba e uma de suas características é a diversificação de culturas. O município precisa de um evento como este, pois é uma oportunidade para o produtor conhecer as novas tecnologias disponíveis no mercado, adquirir conhecimento e fechar negócio. Este evento, em conjunto com as demais ações que temos implantado no município, vem para fortalecer ainda mais o setor agropecuário”
O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte, acredita que o alívio que os produtores tiverem nos últimos meses com as chuvas consideráveis, após um longo período de estiagem, vai contribuir para o crescimento e o sucesso da feira.
“O produtor precisa de uma boa irrigação, de um bom trator, de um carro novo para fazer o transporte de suas mercadorias e essa feira agrega tudo isso: tecnologia, comércio, inovação, nutrição. Essa feira só vem para agregar. Acredito que este ano, saindo da crise hídrica que tivemos no ano passado e entrando num ano chuvoso como estamos, acredito que a feira vai oportunizar bons negócios. Tudo para que o produtor cuide bem de sua roça, que é a sua fonte geradora de riqueza”, enfatiza.
Redação Campo Vivo