A primeira semana de março foi marcada por uma situação atípica no Espírito Santo. Com chuvas de forte intensidade e temporais, foram registrados mais de 42 mil descargas elétricas em todo o Estado no período de domingo (04) até quinta-feira (8).
Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O maior número de descargas foi registrado na quarta-feira (07), quando o total foi de 14.600 raios. Destes, 9.600 são do tipo nuvem-solo, que são os que, de fato, atingem a superfície terrestres.
Segundo o Elat, para o Espírito Santo, os valores acima de 5 mil descargas totais em 24 horas são consideradas muito altos para o Estado. Dessa forma, somente no domingo não houve registro alto de incidências de raios.
Considerando apenas os raios do tipo nuvem-solo, somados no período de domingo à quinta-feira desta semana, a maior incidência deste fenômeno foi registrada no norte do Estado. No município de Ecoporanga, foram 2.500 descargas, seguida de Barra de São Francisco, com 1.850 ocorrências.
Folha Vitória