ES registra mais de 42 mil raios em menos de uma semana, diz Inpe

Números foram calculados do último domingo (04) até esta quinta-feira (08). A maior incidência do fenômeno aconteceu na quarta-feira (07)

0
952

A primeira semana de março foi marcada por uma situação atípica no Espírito Santo. Com chuvas de forte intensidade e temporais, foram registrados mais de 42 mil descargas elétricas em todo o Estado no período de domingo (04) até quinta-feira (8).

Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O maior número de descargas foi registrado na quarta-feira (07), quando o total foi de 14.600 raios. Destes, 9.600 são do tipo nuvem-solo, que são os que, de fato, atingem a superfície terrestres.

Segundo o Elat, para o Espírito Santo, os valores acima de 5 mil descargas totais em 24 horas são consideradas muito altos para o Estado. Dessa forma, somente no domingo não houve registro alto de incidências de raios.

Considerando apenas os raios do tipo nuvem-solo, somados no período de domingo à quinta-feira desta semana, a maior incidência deste fenômeno foi registrada no norte do Estado. No município de Ecoporanga, foram 2.500 descargas, seguida de Barra de São Francisco, com 1.850 ocorrências.

Folha Vitória

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui