Irrigação nas propriedades rurais do ES é liberada

Irrigação estava proibida durante o dia desde setembro, quando a crise hídrica se agravou ainda mais no estado. Secretário disse que chuvas de dezembro simbolizam o fim de um ciclo de seca

0
1568
Foto: Fred Loureiro/ Governo do ES

A irrigação nas propriedades rurais do Espírito Santo vai ser liberada durante a manhã até a sexta-feira (22), segundo o secretário de Agricultura do estado, Otaciano Neto. Por conta da crise hídrica, a irrigação está proibida desde setembro no período de 5h e 18h.

Em entrevista ao Bom Dia ES desta quinta-feira (21), Otaciano disse que a medida vai ser publicada pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

“O presidente da Agerh nos informou ontem que até sexta-feira a Agerh vai cancelar essa resolução. E por isso volta a ter irrigação no período da manhã”, afirmou.

Otaciano também disse que as chuvas de dezembro colocaram um fim no ciclo de seca que o estado estava vivendo.

“Eu acho que elas simbolizam o fim desse ciclo enorme de seca. Tomara que não volte tão cedo e por isso que a Agerh está baixando a resolução”, completou.

60 barragens até 2018

O governo do Espírito Santo tem um programa de barragens, que prometeu entregar 60 barragens até o final de 2018. “Já temos 10 obras concluídas e nós temos mais 17 obras em andamento, e mais 30 obras em licitação com início previsto até março do ano que vem. Guardando água para os capixabas”, explicou Otaciano.

As barragens aumentam a capacidade de preservação de água no estado. “A gente trabalha com o conceito de usos multiplos, então são barragens que atendem a população, os produtores rurais e a indústria. Evidentemente quando você vê uma barragem, a gente acha que tem cerca de 10 produtores no entorno, mas o efeito é para toda a cidade”, disse o secretário.

G1 ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui