Falta apenas uma canetada para o início das obras do aeroporto de Linhares. A ordem de serviço para o empreendimento chegou a ser prevista para esta quinta-feira (7), mas foi adiada por incompatibilidade de agendas, do governador Paulo Hartung (PMDB), do prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), e de um representante da Secretaria da Aviação Civil, do governo Federal.
Hartung se reuniu na quarta-feira (6) com o secretário nacional da Aviação Civil, Dario Rais Lopes, o deputado federal Marcus Vicente (PP) e o secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo. Os detalhes da obra já estão bem encaminhados, falta apenas a data para assinar o documento, que deve acontecer em breve.
A expectativa é de que a obra comece ainda este ano e dure em torno de 12 meses. Em novembro, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) emitiu a licença ambiental da obra, um dos últimos entraves para o projeto. A documentação foi enviada para Brasília e já há uma sinalização positiva da Secretaria de Aviação Civil.
A fase de desapropriações das áreas próximas também já foi concluída, e o governo do Estado já está cumprindo com o processo de indenizações.
O Aeroporto de Linhares terá uma nova pista de pousos e decolagens. A extensão da pista será aumentada de 1.350 metros para 1.850. O terminal de passageiros será ampliado de 60 metros quadrados para 2.500 metros quadrados. Também serão realizadas obras de melhoria da pista de taxiamento e ampliação do pátio de aeronaves. Está prevista ainda a implantação de sinalização horizontal e luminosa, o que permitirá que o terminal passe a operar à noite. A obra está orçada em R$ 30 milhões.
Os recursos para ampliação do Aeroporto de Linhares são 60% de ordem federal e 40% do Estado. A empresa A.Madeira Construtora foi a vencedora da licitação e já assinou o contrato com o poder público, aguardando apenas a expedição da ordem de serviço.
Gazeta Online