TRE mantém cassação do mandato do prefeito e do vice de São Mateus

Além de ter o mandato cassado, Daniel da Açaí ficou inelegível por oito anos

0
1048
Foto: Arquivo / Gazeta

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão de cassar os mandatos do prefeito de São Mateus, Daniel Santana Barbosa (PSDB), o Daniel da Açaí, e do vice-prefeito, José Carlos do Valle Araújo de Barros (PMDB), na sessão da tarde desta segunda-feira (4).

Os dois são acusados de abuso de poder econômico por terem distribuído água e caixas d’água para a população durante o período eleitoral, o que teria causado um desequilíbrio nas eleições municipais.

Além de ter o mandato cassado, Daniel da Açaí ficou inelegível por oito anos. Na decisão do TRE, apenas o vice-prefeito José Carlos do Valle ficou livre da condenação de se tornar inelegível.

A Justiça já havia decidido pela cassação dos mandatos do prefeito e do vice, em primeira instância, em maio. Mas Daniel recorreu ao TRE, em Vitória, e nesta segunda-feira (4), o recurso foi julgado e a condenação mantida.

Daniel continua à frente da prefeitura até três dias após a publicação da condenação. Depois desse prazo, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gomes, assume a prefeitura. A defesa de Daniel disse que aguarda a publicação da decisão do TRE e vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para que Daniel continue no cargo.

Gazeta Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui