Em passagem pelo Espírito Santo, o senador italiano Fausto Longo disse, nesta sexta-feira (10), que há “100% de chance” de que uma casa consular da Itália seja instalada no Estado. Entretanto, ainda não há um prazo para que isso aconteça.
De acordo com o senador, autoridades italianas já deram sinal positivo para a abertura de uma “casa da Itália” no Estado. Mas, para Fausto, é improvável que isso aconteça antes de março de 2018.
O senador também falou sobre a importância de estreitar as relações comerciais entre Itália e Espírito Santo, e destacou que a característica portuária do Estado pode ser um facilitador nas negociações.
Uma das representantes da comunidade italiana no Espírito Santo, a diretora de Relações Internacionais da Casa de Itália, Rita Herzog, destacou os benefícios que a instalação da casa consular pode trazer aos capixabas.
Atualmente, para que um capixaba tenha sua cidadania italiana reconhecida, é preciso agendar uma entrevista no Consulado do Rio de Janeiro. Com uma unidade no Espírito Santo, não seria mais preciso sair do estado para realizar todo esse trâmite.
G1 ES