Uma boa notícia para a cacauicultura linharense. Durante o Salão do Chocolate de Paris, o produtor Emir de Macedo Gomes Filho, ganhou o prêmio internacional Cacau de Excelência e foi classificado entre os 18 melhores do mundo. A premiação aconteceu na tarde desta segunda-feira durante o evento internacional que acontece na França. Por conta da técnica inovadora da fabricação das amêndoas o produtor recebeu o prêmio ‘Cacau de Excelência’. O sabor da amêndoa teria sido o principal critério de escolha. O cacau linharense foi o único brasileiro presente na disputa e já havia sido classificado pelo Salão do Chocolate de Paris como o melhor do Brasil.
A vitória foi comemorada por Emir, pelo secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, e pela pesquisadora da Ceplac da Bahia, Neide Alice Pereira, que integram a comitiva brasileira em Paris. “É muito importante para Linhares porque abre uma perspectiva para novos mercados, tanto o nacional quanto o internacional. Hoje ninguém mais pode dizer que o cacau brasileiro não é mais um bom cacau. Demorou para o Brasil ser reconhecido com um cacau de qualidade, e hoje em dia, isso é fato. Vários chocolateiros já despertaram para essa qualidade”, explica Emir de Macedo Gomes Filho.
Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, com este prêmio o Município atesta a melhor qualidade para um chocolate fino produzido no Brasil, considerado no mesmo nível dos melhores chocolates do mundo. “Obter reconhecimento internacional é coisa para poucos e, esse prêmio é fruto da determinação e paixão pelo cacau de Emir de Macedo Gomes Filho, proprietário da Fazenda São Luís. Estamos abrindo portas do cacau linharense para o mundo”, frisou Guerino.
Para Franco, o prêmio consolida o cacau linharense no mercado internacional. De acordo com ele, o Brasil tem a cadeia produtiva do cacau e Linhares está se voltando para a oportunidade de agregar valor ao chocolate gourmet e cacau fino, bastante apreciadas no mercado externo.