Após o longo período de estiagem que o Espírito Santo atravessou nos últimos anos, produtores rurais estão buscando novas alternativas para reduzir a quantidade de água utilizada na irrigação e tornar esse processo mais eficiente. Para auxiliar os cafeicultores nessas tomadas de decisão, nesta sexta-feira (27), acontece em Linhares a “Conferência sobre o uso racional da água na cafeicultura do conilon”. Durante o evento, haverá palestras e exemplos de uso sustentável da água na irrigação e sobre métodos de reservação de água no campo.
O diretor do Grupo Técnico de Especialistas em Cafeicultura do Conilon (Gtec), José Silvano Bizi, disse que durante o encontro, os produtores vão conhecer técnicas para manter a produtividade dos grãos utilizando água de forma consciente.
“O período de seca que passamos nos últimos anos serviu de aprendizado, mas ainda é necessário pensar no futuro não sejamos pegos de surpresa. Além de reservar água, é preciso ter consciência sobre. Os produtores têm se atendado a isso, mas é preciso trazer novas tecnologias e ter conhecimento para aprimorar ainda mais”, enfatiza Bizi.
A Conferência acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 8h, no Hotel Days Inn, no Centro de Linhares. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.
O evento é realizado pelo GTEC Conilon, em parceria com o Incaper, Syngenta, do Governo do Estado e conta com o apoio da Casa do Adubo, Nutrimaq, Embrapa, Agência Nacional de Águas e da Hydro Focus.
Confira a programação completa:
Painel de Debates I – Políticas Públicas para preservação:
8h: Inscrições
9h: Abertura
9h30: Sucesso, sustentabilidade e lições de gestão de recursos hídricos na Califórnia, EUA – Steve Deverlei (Universidade da Califórnia)
10h30: Política no uso racional da água na agricultura – Devanir Garcia dos Santos (Agência Nacional de Águas)
11h: Políticas públicas para o uso e reservação de água para a produção agrícola no Espírito Santo – Octaciano Neto (Secretário de Agricultura)
11h30: Debate
12h: Almoço
Painel de Debates II – Técnicas de Manejo racional da água e solo para a produção cafeeira
13h30: Irrigação racional do cafeeiro – André Fernandes (Universidade de Uberaba)
14h30: Manejo do gesso em alta dose e de braquiária tolerante à seca no cafeeiro – Alessandro Oliveira (AP Agrícola)
15h: Adubação fosfatada e estresse hídrico controlado na uniformização de florada do cafeeiro – Antonio Fernando Guerra (Embrapa Café)
15h30: Melhoramento genético do café no Espírito Santo diante das mudanças climáticas – Romário Gava Ferrão (Incaper)
16h: Debate final
17h: Encerramento
Redação Campo Vivo