O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, viaja nesta semana para a França, onde vai se reunir com empresários da indústria do chocolate. Franco integra a comitiva empresarial brasileira, que tem representantes dos estados da Bahia, Espírito Santo e Pará, que vai participar do Salão do Chocolate de Paris, principal evento mundial do setor, que vai reunir 500 expositores da França e de outros países da próxima sexta-feira (27) até o dia 01 de novembro. Desta comitiva participa também o cacauicultor linharense Emir de Macedo Gomes Filho, o único brasileiro que teve amêndoas selecionadas para concorrer ao melhor chocolate do mundo. As amêndoas produzidas na Fazenda São Luiz, em Linhares, produzem o melhor chocolate do Brasil de acordo com a classificação do Salão do Chocolate de Paris.
A viagem é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, e na oportunidade Franco participará de encontros e reuniões com o objetivo de fortalecer a presença do cacau linharense no mercado exterior, discutir ações relacionadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva do fruto e estratégias para agregar mais valor ao produto feito tanto por grandes cacauicultores como por agricultores familiares. “Vamos discutir pontos que consideramos estratégicos e fundamentais para atingirmos metas importantes até 2020. Entre esses pontos estão a renovação da lavoura cacaueira do município, o investimento em tecnologia e a divulgação do nosso produto que vão contribuir para o desenvolvimento do cacau e chocolate de origem de Linhares conquistar o mundo”, afirmou Fiorot.
Franco destaca que falar de cacau em Linhares é falar da história, do processo de desenvolvimento e urbanização do Município. “Estamos aqui para apoiar esse produto tão importante para a economia capixaba que já sustentou o estado e hoje se recupera. Além de avançarmos com a renovação da lavoura cacaueira em Linhares, nossa meta é verticalizar a cadeia produtiva do cacau, com o incentivo da produção de chocolate fino”, disse.