A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (9) as consultas ao quinto lote de restituição de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017. O lote contempla 44.222 contribuintes capixabas, com a liberação de R$ 52.065.749,51 para o Estado. O valor cairá na conta no próximo dia 16.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. Dentro do montante, também serão liberadas as restituições de 891 contribuintes que caíram na malha fina entre os anos de 2008 e 2016 e que já tiveram sua situação regularizada.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer um requerimento pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Alívio para o comércio
Para o economista Mário Vasconcellos, os R$ 52 milhões a serem pagos a contribuintes do Espírito Santo deverá impulsionar o comércio capixaba, principalmente com a proximidade das celebrações de final de ano, como o Natal e o Ano Novo. No entanto, o especialista sugere que o dinheiro seja usado, prioritariamente, para pagar dívidas.
“Quem possui dívidas, principalmente as que tem juros mais altos, como o cheque especial e o cartão de crédito, devem optar por pagar estes débitos o quanto antes. Já para os contribuintes que estão em uma situação confortável, vale a pena fazer uma reflexão e planejar bem como gastar esse dinheiro. Se for um gasto a curto prazo, vale deixar rendendo algum tempo na própria caderneta de poupança. Para quem não tem a expectativa de gastar com nada por enquanto, dá para colocar em uma boa renda fixa, como o tesouro direto ou a LCI, sempre observando e comparando as taxas de administração destas aplicações, que variam de instituição para instituição”, avalia Vasconcellos.
Como consultar?
Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphone que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Gazeta Online