A assinatura da Instrução Normativa que permite intervenções na área da Cabruca no Espírito Santo – forma de cultivo de cacau sob árvores da mata atlântica – aconteceu na noite desta quinta-feira (5) durante a abertura da edição Linhares do Lidera Agronorte. A normativa é regida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal – Idaf e foi assinada pelo diretor presidente da entidade José Maria de Abreu Júnior, pelo prefeito de Linhares Guerino Zanon, pelo secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, Júlio Rocha, presidente da Federação de Agricultura do ES e pelo presidente da Cooperativa dos Cacauicultores do Espírito Santo, Emir de Macedo Gomes Filho.
Com a classificação da Cabruca como sistema agroflorestal, o produtor poderá realizar o manejo de sombra nas plantações, permitindo maior entrada de luz, e consequentemente, ampliando a produtividade da lavoura cacaueira. A normativa também está alinhada ao plano de recuperação da lavoura cacaueira de Linhares que será implantado a partir de 2018 pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com a aquisição e distribuição de mudas de cacau resistentes a doenças como a vassoura de bruxa entre os produtores rurais do município.
Para o prefeito de Linhares a iniciativa positiva e inovadora é uma das alternativas para a retomada da produção cacaueira e agregação de valor ao produto não só em Linhares como em todo o Espírito Santo. “A renovação do cacau, a possibilidade de eliminação de árvores exóticas e a reintrodução de árvores nativas e comerciais previstas em instrução nesta normativa pode ser a garantia de sobrevivência deste sistema agroflorestal que concilia, como nenhum outro, a produção de alimentos e a conservação ambiental”, destaca Guerino.
O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destacou a união dos gestores públicos e de instituições ligadas a agricultura para a viabilidade da Cabruca e como ferramenta que vai permitir estancar o avanço do abandono de propriedades tradicionais de cacau e, conseqüentemente, o agravamento social no município, como a saída de família rurais para a zona urbana sem perspectivas de trabalho. “Com o sistema de Cabruca será possível garantir a preservação da floresta nativa, mas também permitir a viabilidade econômica da atividade”, ressalta Fiorot.
Lidera Agronorte
O Lidera Agronorte edição Linhares é o maior encontro do agronegócio do Espírito Santo numa iniciativa do Banco do Brasil e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e da Prefeitura de Linhares, através das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O Município foi escolhido para sediar, pela primeira vez, o encontro devido sua referência agropecuária norte capixaba. A cidade é destaque no desenvolvimento econômico estadual e a proposta do evento é criar grandes oportunidades para o setor, em todo Estado.
Na programação constam expositores, seminários, apresentação de produtos de tecnologia e insumos e lançamentos e tendências do mercado agropecuário. O Lidera Agronorte vai até o próximo sábado (7), na Associação Atlética Banco do Brasil, na Avenida Barra de São Francisco, 1.050, bairro Colina.
Prefeitura de Linhares