O Rio Doce em Colatina, região Noroeste do Estado, chegou ao nível zero. A estiagem prolongada no município, por conta da falta de chuvas, fez com que o prefeito Sérgio Meneguelli enviasse um pedido ao Governo do Estado de reconhecimento da situação de emergência.
No pedido, Meneguelli informa que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) classificou a estiagem como nível II- Situação de Emergência. Além disso, o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), através de análise de dados técnicos, apontou grandes perdas ocorridas na agropecuária e agricultura.
De acordo com o diretor do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), Antônio Demuner, o nível zero registrado no Rio Doce persiste há cerca de 15 dias. O órgão é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água do Rio Doce que atende o município de Colatina.
“Há mais ou menos 15 dias percebemos que o nível do rio chegou a zero. A captação de água está mais complicada. Estamos utilizando máquinas escavadeiras para fazer canais que levam a água até as imediações da captações e bombas flutuantes para ajudar na captação”, disse.
Em setembro foram registrados 12,2 mm de chuva no município, somando os três dias em que choveu, e durante todo o mês de agosto, o volume foi ainda menor, chegando a 6,3 mm. A vazão atual do rio, de acordo com diretor, está em nível de alerta, com apenas 87 metros cúbicos e, por isso, há a possibilidade de racionamento nos próximos dias, caso não chova em breve. A vazão considerada normal é de 165 a 180 metros cúbicos, de acordo com o Sanear.
“Estamos confiantes na previsão do tempo que informa que até o dia 4 de outubro teremos chuva. Assim, esperamos normalizar, ou pelos menos aumentar um pouco, o nível do rio, visto que alguns canais tem até uma certa profundidade, mas os bancos de areia estão predominando. As usinas Mascarenhas, por exemplo, não estão funcionando por essa falta de água. Não tem reservatório para produzir vazão. Por isso, também estamos fazendo estudos para tomar novas providências, se necessário”, informou.
O Sistema de Monitoramento Hidrológico da Agência Nacional de Águas (ANA) apontou que, nesta sexta-feira (29), o nível de chuva é de 0 milímetros, mas o Rio Doce apresenta 1,13 metros de nível, o que é considerado normal. Em Colatina, há dois pontos de medição diária do nível do Rio, um deles é a régua da ANA e o outro do Sanear.
Animal é visto em banco de areia no Rio Doce
Por conta do nível baixo do rio Doce e dos grandes bancos de areia que se formaram, na tarde desta sexta-feira (29), um cavalo foi visto andando no meio do rio.
De acordo com a Prefeitura, o proprietário do animal já foi notificado, porque estaria deixando o animal próximo a uma peixaria.
“Alertado sobre os riscos e de que a área não permite essa situação, ele terá que retirar o animal. Um agente do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura vai voltar ao local ainda hoje e se o animal ainda estiver lá, o dono terá um prazo de 24h para retirar o animal.”
Gazeta Online